Publicidade

Acordo sindical

Três semanas após o término das negociações realizadas no início de outubro, a CGT, uma das maiores centrais sindicais do país, está se preparando para assinar, juntamente com os cinco sindicatos de trabalhadores, o acordo sobre a valorização das aposentadorias complementares Agirc-Arrco. Endossado pelo Medef, o sindicato patronal majoritário, o acordo prevê, entre outras coisas, um aumento de 4,9% nas pensões complementares de ex-trabalhadores do setor privado. Isso entra em vigor a partir de 1º de novembro. Além disso, inclui a eliminação do “malus”, que era uma redução temporária de 10% aplicada às pensões de muitos aposentados que cumpriram todas as condições legais desde 2019. Essa medida entrará em vigor a partir de dezembro para novos aposentados antes de ser estendida a todos os aposentados afetados em abril do próximo ano.

 

Impedidos de manifestar

A manifestação de apoio ao povo palestiniano prevista para sábado, 28 de outubro, em Paris, será proibida pela sede da polícia, anunciou Laurent Nunez, esta quinta-feira, 26 de outubro, pela franceinfo. “Noto que as organizações que apresentaram esta declaração são organizações que, através dos comentários que fizeram, poderiam sugerir apoio ao Hamas. Proibirei, portanto, esta manifestação”, disse o prefeito da polícia. Recorde-se que, em 18 de Outubro, o Conselho de Estado lembrou ao governo que as manifestações pró-Palestina não podiam ser sistematicamente proibidas e que cabia apenas aos prefeitos avaliar se havia um risco local de agitação.

 

Em plena forma

Aos 67 anos, Antoine de Saint-Affrique, o ex-diretor da chocolateria Barry-Callebaut, que abandonou a aposentadoria em prol da Danone, está atualmente injetando uma dinâmica renovada no império iniciado por Antoine Riboud. Em dois anos, o diretor-geral da colossal empresa francesa (com 27,6 bilhões de euros de receita) dedicou metade de seus dias a viagens internacionais para revigorar as equipes.

 

Atenção aos amantes da arte urbana!

Nesta semana, uma imensa escultura de 4 metros de altura foi instalada na Place du Louvre. Essa obra monumental e colorida é assinada pelo famoso artista de rua Seth. Seu nome verdadeiro é Julien Malland, e ele tem o costume de nos mergulhar em seu universo de sonho e cores. Seth é um pouco o Pequeno Príncipe da arte urbana. Ele transforma o espaço público em um verdadeiro país das maravilhas, enchendo os olhos dos passantes com sua arte repleta de poesia. Através de suas pinturas e esculturas, ele homenageia a infância, a alegria e a esperança. Conhecido como “Globe Painter”, ele percorre as ruas do mundo todo e exibindo seu trabalho em galerias. Agora, ele está mais uma vez em Paris.

 

Borbulhas design

A água com gás Perrier, desde o início, recorreu a grandes artistas para suas campanhas publicitárias, porém nenhum deles havia até então tocado na sua preciosa embalagem. Para celebrar o 160º aniversário da marca, Philippe Starck revisita o eterno frasco verde imaginado em 1906. Um exercício mais complexo do que aparenta. Starck se entregou de corpo e alma ao projeto, enviando desenhos e cartas manuscritas a Paul Cordina, responsável pela comunicação internacional da empresa. O projeto não foi um caminho tranquilo, apesar da aparente simplicidade do frasco final, que é oferecido em edição limitada em algumas lojas selecionadas – como a Grande Epicerie de Paris, e em um punhado de hotéis e cafés.

 

Borbulhas artsy

Outra gigante das borbulhas comemora seu aniversário, a Moët & Chandon e para celebrar a data escalou o artista contemporâneo americano, Daniel Arsham, para criar uma nova obra e uma embalagem de edição especial para garrafa. O artista visitou Epernay, na propriedade da Maison, ao lado do chef de caves Benoît Gouez. Daniel Arsham se inspirou em um vitral de Félix Gaudin que enfeita a entrada das caves desde o final dos anos 1890. Sua obra escultural de três metros de comprimento ficará permanentemente instalada na Galerie Impériale, não muito longe do vitral onde tudo começou. O artista também concebeu 85 garrafas em edição limitada. São garrafas em 3D totalmente brancas que seguem o design da obra, com elementos que fazem referência ao Château de Saran, propriedade da Maison desde 1801.

 

Design ecoresponsável

1.014 milhões de toneladas por ano. Esse é o número de resíduos plásticos que serão produzidos na Terra nos próximos quarenta anos se nossos hábitos de consumo não mudarem, o que representa três vezes o número atual. Uma constatação alarmante, apresentada em um relatório da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, publicado em junho de 2022. Conscientes desse importante desafio ambiental, industriais e designers franceses estão desenvolvendo novos materiais de origem vegetal ou a partir de resíduos oceânicos. “Feitos com algas, folhas de bananeira, cortiça, esses compósitos inovadores são capazes de reproduzir as propriedades técnicas e estéticas do plástico, minerais e tecidos, com uma pegada de carbono reduzida”, explica Jean-Paul Bath, diretor da associação Valorização da Inovação no Mobiliário.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter