Publicidade

Baixas Altitudes

O leste da França se prepara para testemunhar as primeiras quedas de neve da temporada, com flocos esperados a altitudes abaixo de 500 metros neste fim de semana, de acordo com as previsões da Météo-France. Com a iminente queda nas temperaturas em todo o país, as condições ideais estão se formando para um cenário invernal. Embora as precipitações sejam previstas como mais suaves na noite de sexta para sábado em comparação com a sexta-feira à noite, existe alguma incerteza sobre a acumulação de neve abaixo dos 500 metros. A expectativa é de neve na região que se estende da Alsácia ao sul do Jura, passando pelos Vosges, com detalhes ainda a confirmar nos Alpes. Pascal de Guélis, meteorologista, destaca a necessidade de confirmação desses dados, mais de dois dias antes do potencial início dessas precipitações de neve. Este fim de semana promete um ambiente invernal encantador, com a possibilidade de novos flocos na noite de sábado para domingo, desde que as temperaturas permaneçam suficientemente baixas.

 

As novidades do ano

O guia do Fooding revelou, nesta semana, seu renomado ranking de 2024, apresentando um total de 400 endereços inéditos, artigos detalhados e reflexões de amantes da gastronomia. Destacam-se 16 premiados de Paris a Perpignan, passando por Marselha. Na capital, cinco locais foram premiados (em comparação com quatro no ano passado e dois no ano anterior). Os estilos são incrivelmente diversos: a mesa de Manon Fleury (Datil), talvez a mais clássica, porém cheia de surpresas e com uma abordagem extremamente refinada; Le Cheval d’Or, uma das melhores refeições do ano, resultado da fusão de diferentes culturas por meio da colaboração inesperada de quatro talentos; Kissproof, o bar de coquetéis que faltava em Paris, delicioso sem ser pretensioso, muito bem pensado e com uma atmosfera incrível; Mam from Hanoi, a nossa cantina no escritório, onde comi os melhores rolinhos primavera da minha vida e um pho incrível; e, por fim, Buttes, o endereço perfeito para vinho de qualidade e pequenos pratos compartilháveis no bairro.

 

Espetáculo delirante

Michel Palmer, também conhecido como M. Loyal, está se perguntando em que delírio os artistas da nova temporada do Cirque d’Hiver-Bouglione vão levá-lo. Após Audácias, Vertigens e outros Desafios dos circenses talentosos, M. Loyal verá surgir alguns números incríveis. Glenn Folco, o maluco malabarista italiano, Régina Bouglione, a exímia cavaleira, o duo Rolling Wheel, mestre na roda alemã, Matute, o palhaço chileno com toque Jim Carrey, Cassie Audiffrin, a graciosa atendente que transporta você para o ambiente luxuoso de um palácio, Trio Three G, os acrobatas de alta classe, Scott e Muriel, os mágicos burlescos excêntricos e hilariantes, o Professor Ermakov e seus adoráveis cachorrinhos, Nirio Rodriguez, o artista cubano que desafia as leis do equilíbrio, os ucranianos Artur e Esmira que reinventam as fitas aéreas, e Miami Flow, os mestres da barra russa. Como o espetáculo, em cartaz até 3 de março de 2024, se chama “Délire”, fica claro que não é por acaso! M. Loyal e Pierre Pichaud, o novo maestro, terão um desafio e tanto para conduzir esse grupo diversificado com maestria!

 

Ecologia urbana

A velocidade no perímetro parisiense será limitada a 50 km/h, conforme anunciado nesta quarta-feira pela Prefeitura de Paris, durante a apresentação do novo Plano Climático 2024-2030 da capital. Essa redução já ocorreu várias vezes, de 90 para 80 km/h em 1993 e de 80 para 70 km/h em 2014. A mudança entrará em vigor em 14 de setembro de 2024, logo após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além disso, a faixa prioritária no perímetro, que facilitará os deslocamentos dos atletas entre vilas, hotéis e locais de competição durante os Jogos, será reservada para carpooling e transporte coletivo a partir de setembro de 2024. Isso pode agravar os congestionamentos nas duas ou três faixas restantes para a maioria dos veículos particulares ou utilitários.

 

Reparação financeira

Uma lei memorial está em elaboração para reabilitar pessoas condenadas por homossexualidade na França. Na quarta-feira, 22 de novembro, o Senado aprovou uma proposta de lei que busca reconhecer a “responsabilidade” do Estado francês nas condenações de pessoas por homossexualidade entre 1945 e 1982, com base em antigas leis discriminatórias. Este texto, apresentado pelo grupo socialista e cujo “princípio” foi apoiado pelo Ministro da Justiça, Eric Dupond-Moretti, foi aprovado por unanimidade pela câmara alta, que, no entanto, rejeitou as disposições que buscavam fornecer uma “reparação” financeira às pessoas condenadas por homossexualidade nesse período.

 

Suporte às mulheres

Uma nova loja chamada “Solimode” abriu recentemente em Nice com uma abordagem social inovadora. As vendedoras desta loja são mulheres em situação de sem-teto, criando assim uma iniciativa única. Esse conceito foi desenvolvido por Tania Jakic, fundadora da associação “Solidarité 06” e do L’Oasis, o primeiro centro de acolhimento diurno para mulheres sem-teto em Nice. “Solimode” oferece a venda ou doação de roupas de segunda mão a preços acessíveis, variando entre 1 e 15 euros. As receitas da loja são então reinvestidas para facilitar a reinserção das mulheres em situação de sem-teto no mercado de trabalho. Uma bela iniciativa que combina comércio solidário e apoio social.

 

Futuro Energético

O governo francês divulgou sua estratégia energética até 2050 em um documento de 102 páginas, aberto à consulta pública até 15 de dezembro. O objetivo é reduzir a dependência da França em relação às energias fósseis, substituindo gradualmente as fontes carbonadas por renováveis. O plano também destaca a manutenção dos reatores nucleares existentes e o lançamento de um programa com seis a oito EPR2 (reatores nucleares de última geração). A segunda parte da estratégia enfatiza a eficiência energética, destacando uma redução de 12% no consumo de gás e eletricidade entre agosto de 2022 e julho de 2023 em comparação com 2018-2019.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter