Publicidade

Doutor Limpeza

Eleito em 2020, Antoine Guillou foi designado, no ultimo 6 de outubro, adjunto encarregado de todas as questões relacionadas à limpeza do espaço público, à redução de resíduos, à reciclagem, ao reaproveitamento e ao saneamento. Uma nova e significativa missão para o jovem eleito de 34 anos, que assume uma das delegações mais expostas da Prefeitura de Paris. Ele tem a tarefa de tornar a capital mais limpa, com o “Saccage Paris” à espreita, um movimento de oposição que ataca a gestão dos espaços públicos pela prefeitura central nas redes sociais desde 2021. Para marcar sua marca nesta segunda parte do mandato, o eleito pretende focar na redução de resíduos. Uma abordagem que visa tanto diminuir a presença deles no espaço público quanto lidar com os desafios relacionados à transição ecológica.

 

Desafios na cena política francesa

Emmanuel Macron esperava ter encontrado, com suas reuniões inéditas com os líderes dos partidos, na Maison d’éducation de la Légion d’honneur em Saint-Denis, a solução para dar corpo à sua busca por unidade e consenso em um quinquênio marcado por divisões. No entanto, parece que o “espírito de Saint-Denis” já passou, sendo um símbolo de uma nova fase difícil para o chefe de Estado, à medida que críticas sobre o enfraquecimento da ação presidencial ressurgem até mesmo em seu próprio campo. O presidente usará esta escola simbólica para reafirmar a ambição de construir uma nação.

 

Na espera de garantias

A reunião entre os sindicatos do Centro Pompidou, onde parte dos funcionários está em greve, sua direção e o gabinete da ministra da Cultura resultou em um “impasse”, segundo fontes concordantes. Inaugurado há quase meio século, o Centro Pompidou deve fechar gradualmente a partir de 2025 para importantes trabalhos de desamiantagem e renovação, programados até 2030. Seus funcionários temem pela segurança de seus empregos e missões, e entraram em greve em 16 de outubro, causando o fechamento do grande museu de Arte Moderna e do estabelecimento que inclui também uma biblioteca e muitos espaços de mediação cultural. O custo das obras do Centro Pompidou é estimado em 260 milhões de euros, e o do novo projeto cultural em cerca de 200 milhões de euros.

 

O grande dia para Ampère

O diretor geral da Renault, Luca de Méo, deve apresentar, na tarde de quarta-feira, 15 de novembro, aos investidores os objetivos de sua nova subsidiária, totalmente dedicada aos veículos elétricos. A Ampère provavelmente será listada na bolsa na primavera de 2024 e aberta a outros acionistas além da Renault. Parece uma espécie de “Tesla à francesa”, com a grande diferença de que a startup foi criada há 20 anos e a Renault é um fabricante histórico, cujas origens remontam ao século XIX. Portanto, ocorrerá uma verdadeira revolução, ou “renaulution”, como o diretor geral Luca de Méo a chamou internamente, supondo assim a criação de um “pure player” como a Tesla. Em termos simples, será uma empresa especializada que produzirá apenas modelos elétricos e que, eventualmente, terá independência.

 

Surpresa, surpresa!

Todos os anos, a associação Paysages de France revela o “ranking da vergonha”, denunciando as 4 cidades mais feias do país. Paris, a Cidade Luz, com seus Champs-Élysées, sua Torre Eiffel e sua Place des Vosges… feia? Sim, por sua Place des Vosges desfigurada pela publicidade. Mas não se preocupe, o prêmio não busca questionar todas as nossas certezas estéticas e fazer-nos acreditar que este local histórico de Paris é, na verdade, pouco atraente. De fato, não se trata de julgar aqui a totalidade de uma cidade, mas apenas um lugar, um arranjo que corresponde à visão feia da França que a associação tem. E o júri comenta com muita precisão: “É uma pena que aqui, a vista para a publicidade seja estragada por uma árvore”, ironiza a associação sobre um imenso anúncio instalado em uma fachada de um prédio da praça, classificada como monumento histórico desde 1954.

 

Paris com água na boca

Yotam Ottolenghi, o chef anglo-israelense, é a estrela de todas as livrarias culinárias. Desde “Simple” até “Flavour”, passando por “Plenty” e o indispensável “Jerusalém”, ele é a referência em livros de receitas para todo parisiense “bobo” que se preze. Até agora, ele vinha deleitando apenas as papilas gustativas dos sortudos londrinos, com seus 2 restaurantes e 5 cafés na capital inglesa. Mas é na Cidade Luz que ele abrirá (provavelmente) seu primeiro estabelecimento fora de Londres. Uma notícia que aquece o coração dos parisienses, e quase nos sentimos lisonjeados por ele ter decidido nos escolher para seu próximo endereço. Este será mais um Deli do que um verdadeiro restaurante, onde se poderá comer rapidamente ou mesmo levar pratos para viagem. Por enquanto, o projeto está em estágio embrionário, pois o local ainda nem foi encontrado. A única informação à qual se apegar é que parece que a abertura deste novo endereço já indispensável acontecerá em 2024.

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter