Diminuir cafeína, gordura, sal e álcool são estratégias reconhecidamente importantes para manter-se sadio. Mas é possível ir além e adotar hábitos alimentares melhores para cuidar de um dos nosso principais órgãos: o coração. Azeites, castanhas e linhaça são grandes aliados de quem está focado em levar saúde para dentro do peito.
De acordo com o nutricionista Thiago Barros, mestre pela Unifesp, não é possível apostar em um único alimento, mas podemos fazer um balanceamento entre gorduras saturadas e insaturadas. Investir em comida com gordura “boa”, como azeitonas e chia, e garantir que a proporção em relação às gorduras consideradas não tão saudáveis é o caminho.
Barros recomenda manter sempre frutas e vegetais na dieta, pois são importantes fontes de fibra. Assim é possível proativamente aumentar a saúde cardiovascular. “Feijão carioca e aveia em flocos ou em versão farelo são muito ricos em fibra”, destaca o nutricionista. Portanto, não deixe de acrescentar os alimentos nas próximas refeições.
GLMRM lista alguns alimentos que podem beneficiar a saúde cardiovascular:
Azeite: De oliva, é rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis, que ajudam a reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom).
Azeitona: Contêm gorduras saudáveis e antioxidantes, como os polifenóis que podem ter efeitos benéficos no coração.
Castanhas: Como as nozes e as amêndoas, são ricas em ácidos graxos ômega-3, fibras e antioxidantes, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.
Linhaça: É uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, que têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a pressão arterial e o colesterol.
Feijão Carioca: Uma ótima fonte de proteínas vegetais, fibras e minerais, como potássio e magnésio, que estão associados à saúde cardiovascular.
Aveia: Rica em fibras solúveis, pode ajudar a reduzir o colesterol LDL e estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Frutas: Em geral, são ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que podem ajudar a manter o coração saudável.
- Neste artigo:
- hábitos alimentares,
- Modo de Vida,
- saúde do coração,