Desde que surgiu nos anos 1960 nos Estados Unidos, o comércio virtual tornou-se uma tendência mundial. Com a evolução da internet e ampliação da capilaridade da rede, mais e mais pessoas e negócios começaram a se conectar e utilizar este canal para distribuir seus produtos. Mas hoje, os micro e pequenos empreendedores sabem que gerar um grande volume de vendas nas próprias lojas virtuais é um grande desafio, pois exige grande dedicação ao marketing da empresa e conversão de leads efetivamente em vendas.
Para facilitar essa conexão entre vendedores de diversos portes e compradores, os chamados ‘’marketplaces’’ desempenham um eficiente papel para quem busca comercializar algum tipo de produto pela internet.
Um dos marketplaces mais conhecidos e utilizados do Brasil no momento é o Mercado Livre, em que qualquer pessoa, mesmo sem um CNPJ, pode se tornar um vendedor profissional com boas oportunidades de lucro. Todos os dados apontam para crescimento deste ramo no Brasil. Segundo o empresário e especialista em vendas por Marketplace Thiago Franco, o cenário é promissor para quem consegue estruturar uma operação.
‘’Este é um excelente ramo para empreender no Brasil e não é necessária muita experiência. Existem excelentes conteúdos de aprendizado e as plataformas são fáceis de utilizar. O empreendedor interessado em vender pela internet precisa definir um plano inteligente, encontrar bons fornecedores e aprender formas de escalar os produtos dentro dessas ferramentas’’, revela ele, que vende cerca de 6 mil itens por mês por meio de marketplaces.
O cenário é realmente promissor. Recentemente, o Mercado Livre fechou um acordo com a Gol para otimizar o tempo de entrega em algumas regiões do Brasil, como Norte e Nordeste. Seis aviões cargueiros vão potencializar a operação gigantesca no país todo até o final do terceiro trimestre de 2023.
Estes investimentos significam um aquecimento no mercado. Para Thiago, que conseguiu estruturar uma operação multimilionária dentro do mercado digital, todo empreendedor pode ter uma operação rentável: ‘’Se houver dedicação, consistência e persistência, qualquer pessoa pode ter uma conta rentável em poucos meses. Temos cases de vendedores que conseguiram faturar cerca de R$ 200 mil em menos de seis meses de operação’”, conta o também influenciador oficial do Mercado Livre para assuntos de tráfego pago.
Atualmente o empresário também dedica parte de seu tempo para ensinar outras pessoas a criarem negócios lucrativos na internet e tem boa parte de sua trajetória registrada em conteúdos de suas redes sociais. Thiago conta que adotou a missão de impulsionar o setor.
‘’Desde que me destaquei em minha operação, comecei a treinar outras pessoas para fazerem o mesmo e tenho a missão de compartilhar este conhecimento para impulsionar o mercado e a profissão que existe dentro do universo dos marketplaces”, conta.
“Pude mudar a minha vida através deste setor e quero que outros possam alcançar o mesmo desempenho. Não existe fórmula mágica, são estratégias que podem ser operadas por todos. Os empresários dispostos a investir neste setor corretamente tendem a escalar seus negócios de forma exponencial’’, completa Franco.
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