Publicidade

 

 O almoço de Páscoa tem alguns itens indispensáveis, dentre eles o bacalhau e um bom vinho. O bacalhau é um peixe que pede diferentes harmonizações, que vão variar de acordo com seu preparo. Ele tem características bem únicas o que abre um leque para harmonizações até mesmo mais ousadas além da clássica harmonização com vinhos brancos. Um exemplo é harmonizá-lo com vinhos tintos, harmonização não tão usual para acompanhar peixes.

Começo sugerindo alguns tipos de preparos com bacalhau e minhas sugestões de harmonizações:

Para começar com as entradinhas como pataniscas e bolinho de bacalhau gosto de harmonizar um espumante mais jovem como um Cristofoli Brut, um vinho verde como Adega de Monção ou como o Dandy tinto da Real Companhia Velha que é um tinto leve com acidez presente e taninos macios, por conta da untuosidade dos pratos.

Agora vamos para os pratos principais! Se você escolheu preparar um Bacalhau cozido como à espanhola que leva molho de tomate, a harmonização pode ir de um vinho verde até mesmo um vinho tinto leve a médio corpo.

Para harmonizar com um Bacalhau assado como à lagareiro, por levar em sua receita muito azeite, batata, alho e legumes,  indico um vinho branco com bastante acidez que tem como intuito cortar a gordura do prato, como os da casta Encruzado. Se optar por um tinto, indico um Alentejano jovem, com pouco menos de madeira para não realçar os taninos e o sal.

Pratos de bacalhau mais cremosos como o Bacalhau às natas por conta do creme do prato, pedem um vinho branco mais estruturado e com bastante acidez, a exemplo do Pêra-Manca Branco ou Poliphonia Reserva Branco.

Uma boa dica geral para levar em conta na hora de harmonizar vinho com bacalhau é seguir a harmonização por regionalismo que nesse caso também funciona muito bem com o bacalhau que é um peixe muito preparado em Portugal e que traz ótimas combinações com rótulos do país.

 

Sobre Raquel Fejgiel 

Carioca nascida e criada em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Raquel trabalha como Fashion PR, é jornalista formada pela UFRJ com pós-graduação em Branding pelo IED e na área de vinhos é diplomada pela ABS Rio e WSET.

No seu perfil do Instagram @quelpf compartilha o seu lifestyle repleto de dicas incríveis de moda, gastronomia, drinks e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Milan Guide

Milan Guide

Estou prestes a embarcar para o Salone Del Mobile.Milano, um marco na indústria do design que celebra sua...
Festa Rabanne na NK

Festa Rabanne na NK

  Uma noite em clima disco para celebrar a abertura da Rabanne em sua primeira operação na América...

Instagram

Twitter