Muita gente não reparou, mas vivemos um processo de “tiktokização” das redes sociais. As inocentes dancinhas no TikTok transcenderam a fenômeno cultural que refletem valores, promove artistas revelação e catalisa tendências. A interseção entre música, dança e a plataforma de mídia social criou um espaço único no qual a criatividade floresce e o lucro bomba. As redes sociais estão seguindo cada vez menos o grafo social do usuário e cada vez mais o que os algoritmos sugerem que irá gerar engajamento para o seu perfil de usuário. TikTok já nasceu assim.
De acordo com dados da consultoria alemã Statista, o Brasil possui mais de 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais na plataforma. Isso coloca o país em terceiro lugar em termos de usuários adultos, atrás apenas dos Estados Unidos (113,3 milhões) e da Indonésia (109,9 milhões).
Valores e Criatividade
O TikTok vai além de movimentos coreografados, expressando valor e perspectiva. Permite compartilhar sentimentos, opiniões e identidades por meio da dança. A diversidade de estilos e músicas reflete valores culturais e sociais. Charli D’Amelio, a TikToker mais famosa do mundo, ganha R$ 90,6 milhões por ano. Salário comparável a CEOs como os do Starbucks, por exemplo.
@charlidameliotb to the day i adopted moody♬ original sound – ♡♡
A plataforma lançou seu Creators Fund, inicialmente de R$ 1,1 bilhão nos EUA, expandindo globalmente. Isso proporciona oportunidades de renda aos criadores. Influenciadores como David Dobrik tornam-se parte essencial do negócio, impulsionando o TikTok. Olha só: 45% das marcas optam pelo TikTok, superando Facebook e Twitter.
@daviddobrikfor all Marvel fans!!! 🥹♬ original sound – DAVID DOBRIK
Artistas Revelação
Trata-se de um trampolim para artistas musicais emergentes. Uma dancinha bem-sucedida pode transformar uma música desconhecida em um hit viral. Artistas independentes têm a oportunidade de ganhar visibilidade e construir uma base de fãs orgânica através da promoção de suas músicas por meio de dancinhas desafiadoras e contagiantes. O TikTok efetivamente nivelou o campo de jogo, permitindo que talentos não descobertos alcancem audiências globais e conquistem contratos de gravação.
O brasileiro Xurras (@xurrasco_021) é uma dessas revelações. Tem 4.3M seguidores na rede social e chegou a dançar o seu viral em show da Ludmilla no Rio.
@xurrasco_021Que momento incrivel da minha vida familia, vocês fizeram isso acontecer… Sem voces eu nao sou ninguem, obrigado por tudo ❤️❤️ Voces são incríveis 🥹🥹 Olha esse estadio lotado 😍🥹😍♬ som original – Xurras 🥋
Globalização da Cultura Pop
O fenômeno da dancinha transcende as fronteiras nacionais e culturais. Movimentos podem se espalhar rapidamente pelo planeta, permitindo que as culturas se interconectem e influenciem umas às outras. Isso contribui para a globalização da cultura pop, mais um ponto positivo desse fenômeno.
Um exemplo é o cantor norte-americano Jason Derulo, cujas músicas conquistaram imensa popularidade no TikTok. Sua presença na plataforma impulsionou a criação de desafios e tendências virais, resultando em um aumento significativo de reproduções e compartilhamentos. Não apenas consolidou sua visibilidade, mas também o elevou ao status de headliner em grandes festivais.
@jasonderuloBrazil where u at?!?♬ Take You Dancing Transition – Jason Derulo
Brasil dançando
Por aqui, o TikTok emergiu como uma plataforma de mídia social influente, conectando uma comunidade diversificada de criadores, influenciadores e usuários. Hoje, muitos artistas conhecidos deixaram os modelos tradicionais de lançamento para focar na plataforma, como foi o caso de Ivete Sangalo durante o lançamento da música “Cria da Ivete”. Luisa Sonza, por sua vez, lançou seu primeiro vídeo pela Amazon Music na plataforma, o “Eu Chegando”, com trechos do clipe “Campo de Morango”.
Ah, alguns dos maiores tiktokers do Brasil são Anitta, Whindersson Nunes, Mari Maria, Larissa Manoela, Neymar Jr., Benji Krol, Virginia Fonseca e Spider Slack.