Carolina Ferraz
Reprotução/Globo

Carolina Ferraz ensina receita de bolo de limão siciliano de seu novo livro

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Carolina Ferraz uniu sua paixão pela culinária com laços afetivos em seu novo livro, “Na Cozinha com Carolina 3”, da Companhia Editora Nacional. O recém-lançado projeto da atriz e apresentadora é dedicado à mãe, Dona Giscelda, de 82 anos, e teve direção e coordenação de sua filha mais velha, Valentina.  

“Minha mãe teve uma depressão séria no começo da pandemia, e foi muito triste vê-la nesse estado, com tantas incertezas e ansiedades que o momento provocou. Este livro é uma homenagem a ela, que amo tanto, e desejo de muita saúde, amor, e que a gente nunca mais fique tanto tempo sem se ver”

Carolina Ferraz
Livro “Na Cozinha com Carolina 3” | Crédito: Divulgção

Segundo Carolina, todas as receitas incorporadas na obra – de saladas a massas, carnes e sobremesas, passando pelos drinks – estão presentes na casa da família. “É uma celebração de todas as receitas que já fizemos juntas, que minha mãe me ensinou, ou receitas minhas, que ela adotou no seu cardápio”, conta ela, que atualmente está no comando do “Domingo Espetacular”, da Record, e na série brasileira “Hard”, disponível na HBO Max.

Ao Glamurama, a atriz compartilhou uma receita do livro: um bolo de limão siciliano que tem cara de sobremesa do almoço de domingo. Acompanhe abaixo o passo a passo.

Bolo de limão siciliano

Ingredientes:

175 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
175 g de açúcar peneirado
3 ovos grandes
Raspa de 1 limão siciliano (ou mais, se desejar)
250 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
1/2 colher (chá) de sal
100 g de iogurte grego

Para o glacê:
Suco de 3 limões sicilianos
400 g de açúcar de confeiteiro


Para a raspa adocicada:
Raspa da casca de 2 limões-sicilianos
200 g de açúcar
200 ml de água

Modo de preparo:
Comece pela raspa adocicada: retire a casca de 2 limões com um descascador de vegetais em tiras largas e compridas, com cuidado para não tirar a parte branca, para não amargar. Com uma faca afiada, corte as tiras grossas em tiras fininhas. Em uma panela pequena, aqueça o açúcar e a água em fogo médio até que o açúcar se dissolva. Acrescente as raspas de limão e deixe em
fervura branda por 15 minutos. Retire as raspas com uma escumadeira e as escorra em papel toalha. Reserve para decorar o bolo.


Aqueça o forno a 180° C. Unte com manteiga e açúcar uma forma de fundo removível de 18 cm. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira, até ficar uma mistura cremosa e clara. Acrescente os ovos, um por vez, batendo bem após cada adição, e acrescente as raspas de limão. Misture a farinha, o fermento, o sal e o iogurte. Bata somente até que os ingredientes estejam incorporados (a massa fica bem espessa).

Com uma colher, coloque a massa do bolo na forma e alise o topo com uma espátula. Asse no centro do forno por cerca de 50-55 minutos, até que fique bem dourado em cima e firme ao toque. Deixe esfriar na forma por 10 minutos. Desenforme e coloque sobre uma grade para esfriar completamente.

Para o glacê: peneire os 400 g de açúcar de confeiteiro em uma tigela e, com um fouet, bata o suco de limão suficiente para criar uma calda grossa (cuidado, acrescente o suco de limão aos poucos para que sua calda não fique muito líquida). Arrume o bolo em um prato alto e despeje a calda por cima, deixando-a escorrer um pouco dos lados. Enfeite com as raspas de limão adocicadas.

Você também pode gostar