Empresária, filantropa, influenciadora e mãe, Carol Celico compartilha detalhes da rotina e experiências de carreira.
Aos 36 anos, Carol Celico é referência para diversas mulheres que sonham com a renovação na vida pessoal e profissional. Isso porque, além de uma rotina que é compartilhada cotidianamente com seus mais de 1 milhão de seguidores, a empresária é, há quase dois anos, CEO de sua própria marca de moda, a NIINI, e presidente da Fundação Amor Horizontal, que cuida de crianças menos favorecidas por todo o país.
Com o anúncio da gravidez de seu terceiro filho, que recebeu o nome de Rafael e é o primeiro fruto de sua união com Eduardo Scarpa, a mãe de Luca (15) e Isabela (12) sempre enxergou nas crianças o futuro. Foi por isso, inclusive, que há quase 15 anos deu início ao trabalho à frente da Fundação Amor Horizontal (FAH), primeira rede de e-donation que reúne doações online para ONGs selecionadas pelo Brasil inteiro.
“Desde pequena sempre gostei de fazer trabalhos voluntários que era inclusive uma matéria dentro da minha escola. Quando me tornei mãe, entendi que não adianta pensar no futuro sem pensar nas crianças, pois, elas são o futuro e a solução”, explica Carol, que recebeu destaque logo no início da pandemia por organizar, junto à FAH, um dos primeiros movimentos para arrecadação de cestas básicas para milhares de famílias brasileiras que passavam necessidade.
Hoje, com a expansão da instituição e seu trabalho árduo, foram mais de 285 mil crianças assistidas com parceria de 149 ONGs espalhadas por todas as regiões do Brasil. Apesar disso, Carol ainda enfrenta a dificuldade de difundir a “cultura da doação no país”, que, segundo ela, se comove em situações de crise, mas acaba esquecendo de continuar o apoio aos que mais precisam. “Depois desses 14 anos eu ainda acredito que o brasileiro tem potencial para praticar a doação, mas culturalmente, infelizmente, o oposto está extremamente enraizado entre nós. Na pandemia houve uma grande sensibilização, mas logo em seguida tudo voltou ao “normal”. Vamos continuar trabalhando para ajudar principalmente quem mais precisa, que são as crianças em vulnerabilidade social”, afirma.
Além de promover um trabalho social de escala nacional, há 1 ano e meio Carol decidiu investir em um empreendimento próprio, a NIINI, sua marca de moda autoral, que também é um registro de suas raízes familiares. Filha de Rosangela Lyra, que foi diretora da Christian Dior no Brasil por quase 30 anos, a empresária é prova de que o fruto não cai longe da árvore. “Sempre sonhei em ter uma marca própria, mas esperei o momento certo para que esse sonho se realizasse. Em 2020 eu comecei a tirar a NIINI do papel, em 2021 formamos a equipe e começamos o trabalho da sala de jantar da minha casa”, conta Carol, que se formou em Fashion Business no Instituto Marangoni, em Milão.
Pouco antes de completar dois anos de existência, a marca já se encontra no Shopping JK Iguatemi e, recentemente, abriu as portas de sua segunda unidade, dessa vez no Shopping Iguatemi, também em São Paulo, tudo graças ao sucesso gigantesco da label, que se diferencia pela essência única. “A NIINI é uma marca com uma grade ampla (32 ao 44), que tem um estilo elegante e moderno, com a proposta da alfaiataria desconstruída que mistura camisetas e fluídos com a alfaiataria. Hoje posso dizer que conseguimos criar o desejo da marca. As peças chegam e se esgotam rapidamente, tudo isso graças ao trabalho, tempo e dedicação investido”, diz a empresária.
E sem desculpas para encarar a rotina corrida, Carol ainda segue seu trabalho como influenciadora digital e não abandona as milhares de pessoas que a acompanham todos os dias nas redes sociais. Mesmo amando essa carreira que a acompanha há anos, a empresária também assume sua necessidade de desconectar.
“Gosto muito de compartilhar com os meus seguidores o meu dia a dia, de uma forma leve e realista. Tem momentos que desconecto, pois, acho extremamente saudável e necessário, não só para quem trabalha com Internet, mas para todos. Precisamos desconectar um pouco, de tempos em tempos, dos nossos aparelhos”, alerta a influencer.
Ainda que reconheça a importância e o impacto das redes na vida de todos, Carol também entende a necessidade de viver a realidade.
“Cabe ponderarmos e utilizarmos apenas a nosso favo. Sei da importância da humanização dos perfis e faço isso hoje em dia através do não uso de filtros, mas também sou contra ficarmos falando de todos os problemas que temos, pois vivemos desafios todos os dias e é muito pesado para quem assiste viver os próprios conflitos e ainda ficar analisando os problemas daqueles que usam as redes sociais para desabafar. É muito importante a influência positiva, trazendo sempre palavras de esperança, conscientização e saúde”, completa.
Grande conselheira de seus seguidores, Carol Celico prega pelo bem-estar e saúde, dois fatores que são base de cada um de seus projetos e sucessos. “Entendendo que para que tudo flua precisamos colocar em primeiro lugar o cuidado pessoal, principalmente a saúde mental, física e emocional”, finaliza.
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