O domingo, 27 de agosto, marcou um dia extraordinário para o Brasil e o mundo do atletismo. Hugo Farias, um brasileiro de 44 anos, concluiu um desafio épico que logo será homologado pelo “Guinness”, o Livro dos Recordes: ele completou uma maratona por dia durante 366 dias consecutivos.
O Projeto Propósito, como ele nomeou essa jornada incrível, viu Hugo abandonar sua carreira executiva em uma multinacional de tecnologia em 2022 para se dedicar exclusivamente a esse desafio. Sua trajetória culminou na Maratona 366, realizada em Americana, cidade onde reside no interior paulista.
Para garantir sua entrada nas páginas do “Guinness”, Hugo documentou rigorosamente todas as suas corridas. Ele registrou todos os trajetos e distâncias usando dois relógios inteligentes simultaneamente, teve testemunhas que o acompanharam durante suas corridas e compilou fotos e vídeos de cada uma das 366 maratonas realizadas.
Os números impressionantes desse feito incluem uma corrida total de 15.443 km, consumindo mais de 2 milhões de calorias, o equivalente a mais de 4.000 Big Macs. Hugo usou 27 pares de tênis ao longo da jornada e acumulou mais de 122.950 metros de ganho de altitude, aproximadamente 14 vezes a altura do Monte Everest.
O feito de Hugo é inédito não apenas no Brasil, mas em todo o continente americano, e marca uma conquista notável no mundo do esporte de resistência. Sua jornada inspiradora será tema de um artigo a ser publicado em breve pelo Instituto de Coração da USP (Incor).
Hugo Farias agora se junta a outros notáveis desbravadores, como Michael Jordan, Ayrton Senna, o montanhista nepalês Nimsdai e o navegador brasileiro Amyr Klink, que desafiaram limites aparentemente insuperáveis para alcançar suas façanhas memoráveis.
Ver essa foto no Instagram
- Neste artigo:
- corrida,
- Guinness book,
- hugo farias,
- maratona,
- RevistaGLMRM,