Lance Stroll, o piloto canadense que corre pela Aston Martin na F1 e tem um currículo no automobilismo que poucos conhecem.
A verdade é que atualmente Stroll tem passado por momentos complicados em sua carreira dentro da F1, em relação ao seu rendimento na pista. Mas desde que entrou na categoria ele é conhecido por ser o filho de um bilionário, porém tem seu mérito e conquistas também, o que acaba ficando no esquecimento.
Em 2014 ele conquistou o título da F4 Italiana, com 7 vitórias em 18 corridas, no ano seguinte ganhou a Toyota Racing Series Nova Zelândia, mesmo ano em que estreou na F3 Europeia e terminou a temporada em quinto lugar. Em 2016 conquistou o título da Fórmula 3.
Ver essa foto no Instagram
Desde cedo, Lance se dedicou para se tornar um piloto profissional, junto de seu pai, cujo objetivo era só um, chegar na F1. De fato, eles conseguiram. Com muito esforço e investimento por trás, mas com mérito e dedicação que muitos não levam em consideração, como ter que deixar a família e amigos de lado para se dedicar ao esporte integralmente por anos, treinar incansavelmente, participar de negociações que possibilitasse um lugar na F1, correr em categorias de base, ter bons resultados e correr contra o tempo.
Quando criança ele chegou até mesmo a fazer parte da academia de pilotos da Ferrari, na época ainda corria de Kart, mas seu pai já tinha um envolvimento com a Scuderia, da qual ele sempre teve uma boa relação e inclusive já foi visto nos boxes durante as corridas.
Mas o ponto é que o momento atual não é o mais favorável para o jovem canadense. Além de não estar bem no campeonato, ele tem sofrido nas corridas e nas classificações, não passando nem para o Q2. No último Grande Prêmio no Qatar, ele teve um acesso de fúria que não passou despercebido e foi motivo de muita crítica nas redes sociais.
🙄 Lance Stroll… #F1 #QatarGP
pic.twitter.com/M8MvkDs7z7— RedFlagFone (@RedFlagFoneEng) October 6, 2023
Sua frustração em não passar para o Q2 durante a classificação fez com que arremessasse o volante no chão, empurrasse seu treinador, Henry Howe, enquanto ele lhe indicava que deveria seguir para a pesagem obrigatória. Mas não parou por aí. Durante as entrevistas, Stroll foi super monossilábico e deselegante também, claramente ele estava sem paciência e só queria sair dali.
Ver essa foto no Instagram
Mas não foi o primeiro. Já na sexta-feira no GP da Singapura, ele teve outro acesso depois de bater o carro, que ficou bem destruído e os mecânicos tiveram de passar a noite consertando.
Stroll nunca foi um piloto que tivesse um talento fora da curva, mas também não decepcionava. Quando conseguiu uma vaga na F1, foi na equipe Williams, da qual conseguiu até um pódio em Baku, no GP do Azerbaijão. Como terceiro colocado com apenas 18 anos, se tornou o terceiro canadense a subir no pódio categoria.
O acordo com a Williams já estava pronto há algum tempo, mas a equipe preferiu esperar até o piloto completar a maioridade para anunciarem oficialmente. Hoje Stroll tem 24 anos e continua correndo atrás de seu sonho, incentivado e apoiado pelo seu pai, que desde sempre apoiou a sua carreira e fez de tudo pelo filho, comprando uma equipe e investindo centenas de dólares.
Ver essa foto no Instagram
Pressão
O problema é a diferença de Alonso para Stroll, obviamente o espanhol é mais velho e possui mais experiência, mas tamanha diferença está chegando a incomodar, e bastante.
O carro da Aston Martin também não possui mais a mesma garra que tinha como no começo do ano. Alonso chegou a subir no pódio seis vezes neste ano, já Stroll, nenhuma.
Ver essa foto no Instagram
O carro era forte nas curvas de baixa e com a questão do arrasto piorou nas curvas de baixa velocidade, fazendo com que a Aston Martin fosse superada por outras equipes. Mas o ponto é que Alonso tem terminado as corridas na frente de Stroll, e aí vem a cobrança pra cima do jovem de 24 anos. Quando vai mostrar serviço?
Ver essa foto no Instagram
A Fórmula 1 é um esporte cruel, muito cruel. Pilotos considerados bons o bastante não conseguiram trilhar um caminho de sucesso na categoria, o próprio Nyck de Vries foi um que sofreu muito esse ano e acabou perdendo a sua vaga na AlphaTauri, pela falta de resultados até o meio do ano.
Stroll tem tido momentos difíceis nessa temporada, talvez esteja até se sentindo perdido. A pressão que os pilotos têm e principalmente o medo de perder a vaga para outro piloto são coisas que fazem parte do esporte e qualquer um está sujeito a passar, não que seja o caso de Stroll, já que seu pai, Lawrence Stroll, detém a equipe e a montadora. Mas mesmo assim, a vida dele não é fácil e apesar de tudo sempre dá o seu melhor e não se deixa abater pelas críticas.