Publicidade
Elizabeth ll Andy Warhol
Reprodução/Divulgação

O dia 8 de setembro marca o primeiro ano da morte da Rainha Elizabeth II da Inglaterra. A expectativa no Reino Unido é que a família real passe o dia de forma privada e discreta, sem eventos públicos. A rainha esteve no trono britânico por mais de 70 anos. Sua coroação aconteceu em junho de 1953, quando ela tinha 22 anos. Foi a monarca com reinado mais longo da Inglaterra e morreu aos 96 anos em 2022. No Dia das Mães, o Rei Charles III compartilhou uma foto dos dois para homenageá-la. Foi a primeira vez que o novo rei passou a data sem a mãe. Na legenda, escreveu: “Para todas as mães em todos os lugares, e para aqueles que talvez estejam sentido falta de suas mães hoje, estamos pensando em vocês e desejando um #DiadasMães especial.”

 

 

Para relembrar a trajetória da rainha, GLMRM indica produções cinematográficas sobre a família real. Confira:

1 – O Discurso do Rei – O filme traz um pouco da biografia do Rei George VI, que sofreu a vida toda de gagueira. Na obra, ele procura a ajuda de um fonoaudiólogo e os dois se tornam amigos. George se torna Rei e o profissional e parceiro é indispensável para que ele consiga fazer um importante discurso para rádios no início da Segunda Guerra Mundial. “O Discurso do Rei” recebeu o Oscar de Melhor Filme em 2011 e está disponível na HBO Max.

 

2 – A Favorita – O longa estrelado por Olivia Colman conta a história de outra rainha da história britânica, Anne, que se tornou rainha em 1702. Na história, a Duquesa de Marlborough e prima sua prima disputam a atenção da rainha – ambas querem ser “a favorita”. O relacionamento das três é intenso e a obra investiga essas camadas, com resultados engraçados e emocionantes. O filme está disponível no Star+.

 

3 – Elizabeth: A Rainha por trás da Coroa – Este documentário de 2021 traz imagens de arquivo raras de Elizabeth II. Durante 45 minutos podemos ver a vida da monarca como mãe e esposa, sua paixão por animais e algumas amizades inusitadas. Disponível no Globoplay.

Foto: Divulgação

4 – A Royal Night Out – Este é um dos poucos filmes que mostram Elizabeth antes de sua coroação para o trono. Sarah Gadon a interpreta ainda adolescente, quando era princesa.  A trama se passa em 8 de maio de 1945, considerado o dia que marca o fim da Segunda Guerra Mundial no continente europeu. Elizabeth e sua irmã mais nova, a Princesa Margaret, saem para as comemorações em Londres e se perdem uma da outra. Na vida real, relatos históricos indicam que as irmãs saíram, sim, para a noite londrina, mas sem tantas peripécias. Disponível no Prime Video.

 

5 – Spencer – O filme sobre a Princesa Diana é um relato ficcionalizado de um momento crítico de sua vida: a visita à Casa Sandringham durante o Natal de 1991. Ali, o casamento com o Príncipe Charles já não tinha como ser salvo e ela se afastava cada vez mais da família real. Por isso, foram 3 dias pouco agradáveis para Diana. No longa, fatos históricos e ficção se misturam para mostrar como um conto de fadas se transforma num verdadeiro pesadelo. Disponível na HBO Max.

 

6 – Duas Rainhas – É baseado numa biografia sobre Mary Stuart, que foi rainha da França aos 16 anos e ficou viúva aos 18. Em vez de pensar em um novo casamento, ela volta para a Escócia, sua terra natal, e pleiteia o trono inglês, que na época pertencia a Elizabeth I. Assista na Globoplay.

 

7 – Elizabeth e Phillip: Amor Real – Este documentário oferece uma perspectiva sobre o casamento da rainha Elizabeth II com o Príncipe Phillip. Em 2017 eles comemoraram 70 anos juntos. Entre os desafios do casamento e da vida na realeza, permaneceram unidos e mantiveram a nação forte. Disponível no Globoplay.

 

8 – The Windsors – A série da Netflix transformou a vida pessoal e os tropeços da família real britânica em novela cômica. São três temporadas com episódios que imaginam o dia a dia de reis e princesas, com um tanto de liberdade poética.

Divulgação

 

9 –  Diana: O Musical – A vida da Princesa Diana e o fascínio que exerce no mundo todo foi o tema de um musical da Broadway. Antes da estreia, o espetáculo foi gravado e disponibilizado como filme na Netflix.

 

10 – Queen Elizabeth II: Passing of The Crown – Este documentário foi lançado após a morte da rainha e examina a chegada do novo Rei, Charles III.  Disponível no Star+, o filme investiga se Charles dará continuidade ao legado de sua mãe.

Divulgação

 

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 3 de maio

A culinária francesa é reconhecida mundialmente, e os restaurantes asiáticos estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas...

Instagram

Twitter