Publicidade

A busca pela saúde da pele em conjunto com a estética tem impulsionado uma crescente demanda por profissionais capazes de unir o conhecimento científico à arte da dermatologia para alcançar resultados e objetivos eficazes.  GLMRM selecionou para o Top 10 desta semana as dermatologistas brasileiras que vêm se tornando referência em cuidados dermatológicos e medicina estética.

Em um cenário dinâmico, onde os cuidados dermatológicos e as preocupações com a saúde da pele, da mente e do corpo estão em constante evolução, essas dermatologistas se destacam por suas habilidades, técnicas e foco no bem-estar de seus pacientes. Ao mesmo tempo que trazem novos procedimentos e tratamentos para o mercado nacional. Para elas, a pele é muito mais do que uma simples barreira física; ela reflete as emoções, e a saúde de seus pacientes.

Neste contexto, a empatia e a habilidade de ouvir atentamente são essenciais para desenvolverem protocolos que atendam de modo eficaz e individual. O comprometimento com as atualizações contínuas é uma característica intrínseca a essas dermatologistas em destaque. Além das pesquisas científicas, as boas práticas clínicas constantes dentro da profissão desempenham um papel vital, uma vez que o campo da dermatologia está em constante transformação.

Assim como na ciência, novas tecnologias e tratamentos surgem regularmente, e para manter-se na vanguarda da dermatologia moderna, elas participam ativamente de congressos científicos, workshops e cursos. O compromisso com a inovação, compreensão aprofundada e atualizações frequentes as colocam em destaque nesta área, servindo como referência para aqueles em busca de cuidados e tratamentos eficazes.

1 – Dra. Andreia Nogueira 

Divulgação

Ela é uma profissional de destaque no campo da estética. Com sua profunda paixão pelo bem-estar e saúde dos pacientes, Andreia Nogueira dedica-se a promover o empoderamento individual, mantendo a beleza única de cada pessoa em harmonia com sua saúde. É membro de prestigiosas sociedades e academias internacionais de dermatologia, consolidando sua expertise e excelência na área. Sua formação inclui especialização em Cirurgia Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. No seu Instituto Andreia Nogueira, ela e equipe adotam abordagem de vanguarda para os cuidados com a pele, utilizando protocolos inovadores baseados na avançada tecnologia do laser Discovery Pico, e mantendo-se atualizadas com os mais avançados métodos do mundo. O Instituto se destaca por sua abordagem personalizada, baseada na pesquisa da tradição coreana de cuidados com a pele.

2 – Dra. Clarissa Rittes

Divulgação

Clarissa Rittes está à frente da clínica Clarissa Rittes Dermatologia, que foi fundada por sua mãe, Patrícia Rittes. Durante sua formação em Medicina, Clarissa aprimorou sua expertise na área de dermatologia com uma estadia de seis meses em um hospital na Espanha, focada em doenças dermatológicas. Desde seu retorno ao Brasil, continua se aprofundando em anatomia, lasers e, notavelmente, no uso do ultrassom, uma inovação substancial na dermatologia. Ela utiliza o ultrassom para tornar seus procedimentos injetáveis mais seguros e realçar a naturalidade, permanecendo na vanguarda do campo dermatológico. No campo dos preenchedores e bioestimuladores, o ultrassom é usado para mapear áreas de risco e aprimorar resultados. Isso permite resultados eficazes com pequenas quantidades de produtos. Segundo Clarissa, o que define um bom dermatologista é “sua busca constante pelo conhecimento, inovação e compreensão da interação entre produtos e tecidos”.

 3- Dra. Denise Barcelos

Divulgação

Denise é do tipo inovadora porque anteviu o futuro da medicina com o uso das terapias regenerativas. Ela acredita que a Dermatologia será uma das especialidades mais influentes nesse campo, em constante evolução. “As terapias genéticas de regeneração, que já saíram dos laboratórios de pesquisa, estão transformando a prática nos consultórios. Elas têm a capacidade de reverter o envelhecimento celular, restaurando as funções das células”, explica. Denise abraçou essa filosofia em seus atendimentos há muitos anos e agora conta com novos produtos de regeneração que chegam ao Brasil. Em um mundo marcado por mudanças profundas, incluindo a busca por traços de perfeição e irrealidade, ela acredita que a humanização do paciente é uma missão fundamental, preocupando-se em compreender as necessidades reais de cada um deles e com abordagem mais holística para a saúde. Denise promove cursos como o Changeover para médicos no Brasil e em Portugal e está com viagem marcada para a Ásia para falar sobre terapia regenerativa.

4 – Dra. Giovana Moraes

Giovana trabalha com a vanguarda da dermatologia. Graduada pela Universidade de Cuiabá, Mato Grosso, ela é membro efetivo de várias sociedades de dermatologia, incluindo a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Academia Americana de Dermatologia. Destaca-se por trabalhar com polidesoxirribonucleotídeo (PDRN), um tratamento injetável que tem ganhado destaque devido à capacidade de rejuvenescer a pele e reduzir cicatrizes. Derivado do DNA do salmão, estimula o crescimento celular e acelera a regeneração da pele e dos tecidos, tornando-se uma opção preferida entre seus pacientes. Giovana enfatiza que ser um bom dermatologista vai além das habilidades técnicas. “Envolve também a capacidade de compreender as necessidades emocionais dos pacientes, estabelecendo conexões genuínas e buscando a satisfação pessoal deles. O sorriso no rosto dos pacientes após uma consulta é a minha maior recompensa”, diz.

5 – Dra. Karina Mazzini

Divulgação

Capixaba, Karina tem se destacado como profissional de excelência na medicina dermatológica. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro ativo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, sua carreira de mais de 30 anos é marcada pela busca incessante de conhecimento e inovação. Comprometida com o desenvolvimento profissional contínuo, participa regularmente dos eventos mais renomados da área, incluindo conferências nacionais e internacionais, simpósios e cursos. Para Karina, ser um bom dermatologista vai além das habilidades técnicas. “Envolve estar em constante evolução, mantendo-se atualizado com as últimas pesquisas e tecnologias para proporcionar tratamentos eficazes. Além disso, um bom dermatologista é alguém que busca o bem-estar e a autoestima dos pacientes, superando suas expectativas com inovação e eficácia”, diz.

6- Dra. Karla Assed 

Divulgação

Formada pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Karla Assed possui trajetória marcada por profundo comprometimento com sua especialidade. Ela é membro de diversas associações profissionais, incluindo a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. É uma profissional de destaque, mantendo duas clínicas próprias, localizadas no Rio de Janeiro e em Curitiba, com cerca de 100 profissionais colaboradores. Seu compromisso com a área vai além do cuidado com a pele e da busca pela beleza, pois ela acredita na importância de uma abordagem holística e na promoção de uma relação mais saudável do paciente com sua própria imagem, autoestima e qualidade de vida. Karla destaca, por exemplo, as últimas inovações no campo. “A vacina para o câncer de pele representa um avanço notável na prevenção da doença. Além disso, as tecnologias para o rejuvenescimento íntimo estão ganhando espaço, melhorando a qualidade de vida de muitos pacientes”, explica. No campo da medicina regenerativa, destaca o uso de moléculas derivadas de células-tronco, que oferecem resultados impressionantes em rejuvenescimento facial e capilar.

7- Dra. Katleen Conceição

Divulgação

Gaúcha mas moradora do Rio de Janeiro, Katleen Conceição é dermatologista especializada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Skin of Color Society. É uma das principais referências em cuidados de pele negra. Além de liderar o Setor de Dermatologia para Pele Negra no grupo Paula Bellotti, ela também é responsável pelo Ambulatório de Dermatologia para Pele Negra na Santa Casa de Misericórdia. No que se refere a tratamentos, Katleen explica que a pele negra tende a ser mais oleosa, o que pode levar a problemas de acne. Ela aconselha o uso de sabonetes para pele oleosa e a higiene regular, incluindo hidratação e uso de filtro solar. O trabalho social é uma parte fundamental do trabalho de Katleen, que atua em ambulatórios e instituições de saúde para proporcionar cuidados dermatológicos e conscientização sobre a importância de cuidar da pele negra. Para ela, empoderar a comunidade negra é uma forma de mudar o país, proporcionando autoestima e confiança às pessoas.

 

8 – Dra. Luciana Lourenço

Divulgação

Luciana tem doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e trabalhou no Hospital Heliópolis. Na sua clínica LL Dermatologia, oferece atendimento médico diferenciado e individualizado, em um ambiente acolhedor e amigável. Luciana destaca seu trabalho de pesquisa dos exossomos, pequenas vesículas que transportam componentes essenciais como proteínas, DNA e RNA de uma célula para outra, modulando a função das células receptoras. “Os exossomos têm impacto na regeneração celular e são aplicados no tratamento de diversas condições dermatológicas, como envelhecimento, alopécia, rosácea e dermatite atópica. O tratamento com exossomos é realizado por meio de injeções sem agulha, garantindo pureza e viabilidade, e acelera a regeneração celular da pele, proporcionando uma aparência mais jovem e revitalizada”, diz. Ela acredita que um bom dermatologista deve possuir uma sólida formação acadêmica e, acima de tudo, ter um amor pela saúde e beleza da pele, tratando-a com cuidado e paixão.

9 – Dra. Luciana Passoni

Luciana é médica especialista em cabelos e transplante capilar, é CEO da Passoni Clinic e fundadora do Capitech, empresa que se destaca com inovações em dermatologia capilar. Ela menciona a avançada ponteira de protocolo de laser HAIRestart da Fotona, desenvolvida para tratar problemas capilares, como queda, densidade e crescimento de fios. E ressalta a eficácia das terapias regenerativas, como o plasma rico em plaquetas e o enxerto autólogo celular. Para Luciana, um bom dermatologista deve ser empático e deve realizar uma análise completa do paciente, desde o couro cabeludo até os pés, considerando a história e os hábitos de vida. Sua abordagem humanizada é essencial, especialmente ao tratar questões capilares que frequentemente afetam a autoestima e a saúde emocional dos pacientes. Com formação aprimorada, incluindo cursos na Universidade de Miami e no Vale do Silício, ela é membro certificado da International Society of Hair Restoration Surgery. Sua clínica localizada na Vila Nova Conceição oferece tratamentos de ponta para saúde capilar, enquanto o Capitech, evento por ela fundado, se destaca como o maior encontro de medicina capilar no Brasil.

10- Dra. Maria Bussade

Ela que é fundadora do Grupo Maria Bussade, com 17 anos de experiência, ressalta a importância de um dermatologista ser um profissional médico qualificado e capaz de fornecer cuidados abrangentes. Maria Bussade é especialista em Dermatologia e membro de várias sociedades médicas renomadas, incluindo a American Academy of Dermatology. Seu Grupo MB é uma referência em cuidados dermatológicos e medicina estética, com uma equipe médica especializada em várias áreas. Ela define um bom dermatologista alguém que não se limita a tratamentos superficiais, mas demonstra habilidades de raciocínio clínico, diagnóstico preciso e genuíno interesse no bem-estar dos pacientes. “A pele é um órgão que reflete a saúde geral do paciente por isso a necessidade de um cuidado integral”, diz. Maria destaca as últimas inovações da área, incluindo o uso de exossomas na terapia dermatológica, bioestimuladores de colágeno bioidênticos, terapia de rejuvenescimento baseada em polinucleotídeos de DNA, tecnologia de picolaser de picossegundos, procedimento de endolaser não cirúrgico, técnica de drug delivery com eletroporação, cosméticos para longevidade celular, micro-coring e radiofrequência microagulhada.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter