Para passar impune pelos dias de excessos na maior festa brasileira, é necessário tomar alguns cuidados básicos para não chegar à Quarta-Feira de Cinzas com a pele danificada e o restante do corpo pedindo arrego pelo excesso de sol. Por isso, o melhor é tomar muita água, usar protetor solar e alimentar-se bem.
* “São dicas simples que podem evitar manchas na pele, rugas precoces, cabelos danificados, entre outros sinais causados pelos raios ultravioletas, muito intensos na época do Carnaval”, comenta a dermatologista especializada em medicina estética, Dra. Fabiana Pietro. Ela alerta que o tempo para o aparecimento dos danos causados pelo sol varia de acordo com o tipo de pele, porém, tanto as mais claras quanto as mais morenas necessitam de fotoproteção adequada. As peles claras estão mais suscetíveis ao câncer e ao envelhecimento precoce enquanto as morenas ficam sujeitas à hiperpiguimentação, ou seja, manchas.
* “Quando o DNA é afetado, nenhum hidratante pode reverter o quadro. Neste caso, o paciente precisa buscar a avaliação do dermatologista. Portanto, para quem vai ficar muitas horas exposto ao sol durante o feriado, é melhor se prevenir”, explica a médica. Abaixo, uma lista básica que você precisa saber para voltar sã e salva dos dias de celebração:
ALIMENTAÇÃO – Frutas, verduras e legumes são excelentes, principalmente os que fornecem nutrientes à pele, com propriedades antioxidantes como cenoura e alface.
ÁGUA – Uma das medidas mais importantes é beber muita água. Os isotônicos e a água de coco são também excelentes hidratantes, inclusive para quem costuma curtir o Carnaval tomando alguma bebida alcoólica.
VESTUÁRIO – Para aproveitar a festa com conforto, o ideal é usar roupas leves de algodão, para não reter o suor.
SOL – O horário para um bronzeamento saudável é até as 11 horas e depois das 16 horas, sempre com protetor solar. Fora destes horários, o cuidado deve ser maior, aplicando o produto, no mínimo, a cada uma hora. A escolha do filtro solar é primordial. Deve-se usar, no mínimo, o fator 30, independente da tonalidade da pele. O uso de chapéus e bonés é sempre bem-vindo.
GINÁSTICA – É recomendável praticar esportes bem cedo ou no fim do dia.
SONO – É de fundamental importância. O ideal é que se tenha, pelo menos, oito horas seguidas de bom sono, diariamente.
ESFOLIAÇÃO DA PELE – No começo da exposição solar, a pele oleosa parece melhorar. Porém, a partir do terceiro dia, a produção de gordura pode aumentar. Quando o óleo se mistura com a sujeira e o suor, os poros podem ficar obstruídos e piorar a oleosidade. Use um produto suave, no máximo, uma vez por semana, mas só se sua pele estiver em bom estado.
HIDRATAÇÃO DA PELE – Após o sol, mar, vento ou piscina, não deixe de aplicar loções hidratantes logo após o banho.
CABELOS – Depois de tanto sol e suor, é indispensável lembrar que os fios precisam de produtos leves, de uso diário, hidratação a cada semana e uso dos leave-in. Ao prendê-los, o ideal é utilizar presilhas que não quebrem os fios.
PROTEÇÃO PARA OS LÁBIOS – Precisam sempre estar protegidos contra agressores externos, que causam rachaduras, descamações, ardência e, pior de tudo, herpes, manifestação muito comum em épocas de frequente exposição ao sol. Portanto, deve-se usar protetor labial contra os raios UVA e UVB.