@Rio de Janeiro para a Mostra FilmeFashion – Documentários no CCBB (veja abaixo a listinha de filmes imperdíveis para quem estiver aqui no fim de semana do feriado) e não pude deixar de perceber como os cariocas amam uma roupa listrada! Gente, tudo tem listra. Dei uma volta no meu quarteirão aqui perto da Praça da Paz, uma espécie de Oscar Freire de SP, e… só listras. E como aqui a moda rua-tropical manda e todo mundo veste super pouca roupa… Quase não tem terno na rua. Por isto, a moda masculina e feminina aqui é diferente de todo lugar do mundo: tem quase a mesma importância. Tanto é verdade que Paulo Borges falou no Pode Entrar (assista aqui!). Bom, por isto, listras em todos os lugares. Fiz umas fotos de pessoas e vitrines, está no FilmeFashion.
* E lá em Paris a semana de moda Verão 2010 terminou oficialmente hoje, linda, leve e muiiiiito jovem. Tão jovem que a Chanel colocou meninas rindo à toa na passarela, veja o desfile aqui. Um ano atrás eu estava lá e Lagerfeld fez aquele desfile maravilhoso onde a fachada da loja era a boca de cena da passarela e a bolsa da hora imitava sacola de compra. Consumo na veia! Desta vez, a maison mais chique do mundo continua focada no comércio. Para vender, colocou a música na passarela com a fofucha Lily Allen, vestida com mangas de Minnie Mouse. As saias são curtas, os vestidinhos lindos, mas não consegui parar de pensar nas meias finas. Novo item da cultura do luxo!!! Claro. O gênio do Karl já a uns dois anos está bombando nas meias. Esta tem duas texturas. Gente, não vivo sem uma meia/bota igual da Lily Allen. É uma evolução dessas maxi-botas que a gente tá usando! AMEI. E o tamanco holandês? Tipo de peça que você olha e fala: “nasceu hit!”. Quem jogou na juventude também foi YSL com os seus moranguinhos. A altura da saia da Chanel é um palmo acima do joelho, já a de Stefano Pilatti é mais compridinha. Os moranguinhos são fofos. A coleção tem peças e looks lindos mas não cria impacto.
* Adorei o começo do desfile de Hussein Chalayan, com os blazers vazados. Não tem muita novidade se você pensar que todo mundo já fez isto nos anos 90, mas achei bem bonito e atual. Tudo cinza e branco, e eu dou pra ele o troféu melhor óculos, olha aqui!
* Pontas muitas pontas, nao só no Givenchy (que fez um monte de listras) mas também no Rick Owens – duas coleções que beberam muito na fonte de Gareth Pugh! Achei Givenchy com referência muito próxima ao Pugh, muiiito. E o final tem um pouco de Basso & Brooke naqueles looks todos estampados.
* Se na Chanel o desfile teve show de Lily Allen, no Alexander McQueen foram as roupas que viraram verdadeiras telas, assiste aqui. Os estilistas nesta estação estão usando a estampa digital para imprimir mensagens lindas e super artísticas nas roupas. Nem pode ser chamado de estampa pura e simples.
Fim de semana no FilmeFashion
Quem vai passar o fim de semana prolongado no Rio não pode deixar de assistir ao FilmeFashion – Documentários, mostra de filmes em exibição no lindo prédio do CCBB no centro do Rio, olha a programação (info completa sobre os filmes e programação aqui na página do festival):
Sexta
14h – Top Models – Um Conto de Fadas Brasileiro
16h – Lagerfeld Confidencial
18h – Annie Leibovitz: A Vida Através das Lentes
20h – O Dia Anterior – Sonia Rykiel
Sábado
16h – Valentino: O último imperador
18h – Abrindo o Zíper
20h – Ciao! Manhattan
Domingo
14h – Annie Leibovitz: A Vida Através das Lentes
16h – Jardins Cinza 18h – Identidade de Nós Mesmos
20h – Top Models – Um Conto de Fadas Brasileiro
Segunda
14h – Lagerfeld Confidencial
16h – Assinado Chanel
18h10 – Nanook, o Esquimó
20h – O Dia Anterior – Fendi by Karl Lagerfeld
Beijos e volto semana que vem com análise final dos desfiles internacionais do verão 10!
Ale
- Neste artigo:
- Alexandra Farah,
- FilmeFashion,
- Paris,