As semanas de moda de Nova York e Londres terminaram, mas deixaram para trás, além de tendências do que vamos vestir no inverno 2011, boas ideias de maquiagens. Tem para todos os gostos, porque, assim como a moda democrática, a beleza segue a risca as inspirações. Por isso, selecionamos quatro temas que chamaram bastante atenção e prometem sair das passarelas direto para as ruas. Vamos lá:
BOCA VERMELHA
Make nada e boca forte. Essa combinação sempre deu muito certo, aqui, em Londres ou em qualquer outro desfile em qualquer lugar do mundo. Os exemplos foram tantos, que os mais diversos tons de vermelhos foram vistos, sempre com make nada e boca marcante. Algumas marcas, como Nicole Farhi, Giles e Carolina Herrera, deixaram as modelos pálidas e até com sobrancelha apagada, para deixar os lábios muito mais em evidência. Ralph Lauren apostou no coral, Roksanda Ilincic, Altuzarra e Betsey Johnson em tons de vinho.
OLHOS MARCADOS
Os olhos são sempre os destaques de qualquer desfile, afinal, o olhar é o que mais chama a atenção depois da roupa, claro. Jason Wu se inspirou no Palácio de Versailles para criar um olhar denso e completamente dramático, tanto que as sobrancelhas foram apagadas e as pálpebras ganharam sombras douradas. Rag & Bone olha sempre para a vibração de uma cidade cosmopolita, como Nova York, e o urbano se focou nos olhos, com um bronzeado localizado nas têmporas, que deu profundidade e firmeza no olhar. Jill Stuart também entrou na dança ao usar preto + dourado nas pálpebras, com maxicílios e pele “de bonita”, como costumam dizer os principais maquiadores. Outros exemplos? Prabal Gurung, Thakoon – com sombra vermelha esfumaçada -, Yoana Baraschi, 3.1 Phillip Lim, Derek Lam, BCBG Max Azria, L’Wren Scott e Mary Katrantzou.
NUDE
Nada, nada e nada! Sobrancelhas apagadas. OK! Lábios apagados. OK! Pele bem cuidada e nada de cores. OK! Esse é o pensamento do que o make nude – ou nada – vem a ser e para quem achou que essa tendência básica, mas complicada de ser colocada em prática, iria cair no esquecimento se enganou. Algumas marcas e designer priorizaram um penteado mais comportado, assim como o make, deixando tudo mais simples e clean. Quem apostou nessa tendência? Pringle of Scotland, Proenza Schouler, Victoria Beckham, Alexander Wang – que deixou o cabelo das modelos desgrenhado, com aspecto podrinho – Aquascutum – com cabelo chapado e ultraliso – Burberry Prorsum, DKNY e Marc Jacobs.
CABELOS
Tranças, rabos, cabelos rebeldes, de um lado, do outro, pra cima e pra baixo. A criatividade rolou solta quando o assunto foram os diversos penteados pensados para os desfiles de inverno 2011 no eixo NY-Londres. Thakoon criou uma trança-coque com fitas de tecido, Rodarte e Alexander Wang causaram com o cabelo podrinho, que ficou assim com a ajuda de uma pasta modeladora seca, que dá o efeito e não deixa o ‘ohhh’ desaparecer depois do segundo olhar. Erin Fetherston transformou a trança numa tiara, Halston se manteve clássico com a trança lateral, seguido por BCBG. Max Azria fez um rabo de cavalo simples e, por fim, Cynthia Steffe escolheu um penteado lateral que deixou tudo muito mais irreverente e, por que não, moderno?