A Silmo, maior feira do setor de óculos do mundo, reuniu milhares de pessoas e centenas de expositores em Paris, entre os dias 23 e 26 de setembro. A brasileira Chantal Kopenhagen Goldfinger, uma das maiores especialistas em eyewear do país, foi ao evento conferir as novidades e aproveitou para compartilhar os bastidores de tudo com seus seguidores nas redes sociais.
‘’O que mais me animou foi a volta das cores e dos acetatos. Viva os acetatos em todo seu esplendor, e em toda sua gama infinita de cores! Muito em linha com o movimento da dopamina que tanto se fala na moda. Também pudera, os specs são pura moda e conversam com nada menos que nossa personalidade todinha. Os óculos sempre foram nosso cartão de visita, mas após a pandemia isso ficou ainda mais evidente’’ revelou a fashionista.
Chantal garante que vem uma tendência de maxi peças por aí com destaque para o rosa pink na paleta de cores: ‘’Em se tratando de personalidade, os óculos ganharam volumes e shapes complexos. A ideia é vestir pessoas complexas, com histórias para contar, em um mundo cada vez mais dinâmico e confuso.”
“Cada vez mais os designers independentes estão extrapolando as barreiras criativas para criar peças volumétricas e ousadas que contam histórias. Para eles é cada vez mais importante que o usuário entenda que os óculos são peças de arte com narrativas próprias, que são, como o mestre Miguel Giannini sempre dizia: ‘necessórios’ (acessório necessário). O rosa pink e o verde militar dominaram as coleções. O rosa certamente é clara influência de Pier Paolo e seu Pink Valentino”, completa.
As tendências não se resumem apenas às lentes ou armações diferentes, segundo ela, as correntes também estão em alta. ‘’A reinvenção das correntes, ‘’correntonas’’ e adereços em geral são um show à parte. Eu adorei ver que as correntes (que já foram consideradas como acessórios de vovó) voltaram, em novos materiais como elos impressos em 3D, pedras, acrílico e metais. Elas conquistaram novos espaços e dominaram a narrativa”. A feira também trouxe, junto com as correntes, os maxi adereços que lembram brincos, presos às hastes, revelou a especialista.
‘’De tudo que vi e vivi tenho isso a dizer: o universo dos óculos é mágico. Quanto mais vejo, mais me apaixono. Cada peça conta uma história. Cada designer sabe muito bem o que quer contar com seu desenho. Os specs são o melhor acessório que já inventaram, porque são os únicos que conversam com nossa personalidade. Dito tudo isso, esqueça formato de rosto, saiba que quem desdenha quer enaltecer sua individualidade e não está em nada preocupado com formatos padronizados ’’, diz Chantal.
- Neste artigo:
- Chantal Kopenhagen,
- moda eyewear,
- Silmo,