Glamurama bateu um papo com o estilista e diretor de arte Jum Nakao, que a convite do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil – fez uma instalação bacanérrima no prédio da Bienal, para a SPFW. Chamado de Vestígios Bar, o lugar parece de verdade, e causou estranhamento desde o primeiro dia, quando parecia um bar comum, após um dia bem movimentado. A ideia de Jum partiu do tema da semana de moda – Anima – e representa um lugar em que as pessoas se encontram e se divertem. Para ambientalizar melhor, ele espalhou caixas de som com barulho de pessoas assistindo a um jogo de futebol em um bar.
* Aos poucos, Jum e equipe foram cobrindo cada parte do bar com hexágonos de murim – tecido – cru, de tamanhos diferentes. “A ideia era apagar o bar, cobrir os vestígios, deixá-lo cru, em sua essência”, contou o designer. Até que neste domingo, ele estava todo coberto. “O murim tem tudo a ver com moda, é o tecido no qual tudo começa, onde fazemos as modelagens. Assim como a arquibancada que colocamos aqui, igual às das salas de desfile”, conta Jum.
* Muitos curiosos já passaram por ali e fizeram perguntas sobre o lugar. As mais estranhas? “Perguntaram se eu era animador e se estava pagando uma promessa”, conta o diretor de arte. Nesta segunda-feira, Jum convida todos os curiosos a participar da obra – cada um vai poder tirar um hexágono, que abrirá seis novas possibilidades para o próximo. “Vamos traçar um caminho, um mapa. Quero tirar pixel por pixel, através de uma experiência bem analógica, digamos, ao contrário de todas as coisas digitais que andam acontecendo”, finaliza.
Glamurama bateu um papo com o estilista e diretor de arte Jum Nakao, na Bienal.