Publicidade

Por Michelle Licory

A acne pode ocorrer por causa de alguns cosméticos que não sejam os indicados para seu tipo de pele, medicações, estresse, que leva ao aumento do cortisol e da produção das glândulas sebáceas, alterações hormonais – como no período menstrual ou na menopausa – e genética mesmo… O aumento de progesterona nos três primeiros meses de gestação, a síndrome dos ovários policísticos, anticoncepcionais e o consumo de ácidos graxos ômega 6 podem provocar espinhas. Por outro lado, de acordo com recentes pesquisas, o ômega 3 diminui o risco de acne. Ah,  e o chocolate, sempre tido como vilão, não tem nada com isso, coitado.

Nos adultos, o queixo, a linha da mandíbula e as costas [em função de cremes para cabelos sem enxague, hidratantes ou filtros solares oleosos] são as principais áreas acometidas. Está com esse problema, glamurette? A top dermatologista carioca  Karla Assed listou 9 dicas para evitar e combater as indesejáveis bolinhas.

1. Use sabonete secativo e que tira a oleosidade – pode comprar nas farmácias sem receita. Procure produtos que contenham enxofre, camomila ou ácido salicílico.

2. Faça uma máscara usando argila [comprada em lojas de produtos naturais] com mel. Deixar agir por 10 minutos e remover. Serve para secar as espinhas mais inflamatórias.

3. Evite lavar o rosto mais do que duas a três vezes ao dia, pois isso estimula a glândula sebácea a produzir mais óleo… E mais espinha.

4. Os tratamentos devem ser com produtos contendo acido salicílico, adapaleno,  peróxido de benzoila [os três vendidos sem prescrição médica] e  isotretinoina tópica e oral.

5. A ingestão do antioxidante Niacinamide [vitamina B3] já se mostrou efetiva no tratamento do envelhecimento cutâneo e também no tratamento de dermatoses inflamatórias como acne, alterações da pigmentação e cicatrização. Cuidado para não confundir: não pode usar substâncias que contenham vitaminas B1, B2, B6 e B12 , muito comuns em comprimidos para malhar, pois elas ativam a glândula sebácea a produzir mais óleos, causando mais espinhas.

6. Nunca manipular as espinhas ou cravinhos em casa, na frente do espelho – segure a tentação! E faça limpeza de pele pelo menos a cada cinco meses.

7. Usar filtro solar oil free e matificante.

8. Procurar maquiagens oil free e não comedogênicas, ou seja, que além de serem livres de óleos não causam cravos e espinhas.

9. O Clearlight é um aparelho específico para tratar da acne no consultório. A aplicação de uma luz especial na pele faz com que as bactérias causadoras da acne sejam destruídas. O tratamento, indolor, não causa irritação nem fotossensibilidade.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter