A marca italiana de luxo Zegna anunciou uma parceria com a Microsoft para criar o Zegna X, um configurador de compras altamente personalizado, que utiliza inteligência artificial para entregar aos seus clientes uma experiência de compra única e pessoal. Agora, é possível brincar com todos os aspectos das roupas, incluindo corte, cor, estilo, medidas e materiais, com mais de 2.300 produtos disponíveis para personalização. Inicialmente, a plataforma oferece 49 bilhões de combinações potenciais de roupas e estilos que podem ser feitas sob medida e entregues em todo o mundo em menos de quatro semanas.
O lançamento ocorreu em uma sala exclusiva na loja da marca em Milão e estará disponível apenas com hora marcada. Posteriormente, será implantado em lojas selecionadas em todo o mundo como parte de um roadshow exclusivo. A partir de 2024, a plataforma estará disponível no site da Zegna, permitindo que os consumidores personalizem qualquer visual da coleção on-line usando seus dispositivos digitais. Edoardo Zegna, Diretor de Marketing, Digital e Sustentabilidade da Zegna, comentou que essa é uma nova referência para o nível máximo de clientela de luxo, conectando dados por meio de IA, narrativa pessoal e criação de produtos. A Zegna alocou mais de €5 milhões para o ecossistema Zegna X e continuará a aumentar o investimento nessa direção com outros novos desenvolvimentos.