A Semana de Moda de Paris começou com tudo nesta segunda-feira (26). Seguindo a tradição do primeiro dia com foco nos designers iniciantes, a estreia ficou por conta de Victor Weinsanto, ex-bailarino formado e muito protegido por ninguém menos que o designer Jean-Paul Gaultier. Considerado um dos nomes franceses mais promissores de sua geração, o parisiense de 28 anos abriu as apresentações com uma declaração de amor aos jovens criadores.
Weinsanto estudou com Gaultier até lançar a sua própria marca em 2020 e estreou nas passarelas de moda feminina primavera-verão 2023. Em entrevista para à AFP, o rapaz explicou que a coleção é inspirada em seus colegas de profissão e apresenta uma mistura de tudo o que mais gosta: jeans comuns, vestidos teatrais com volumes exagerados, peças com retrô futurista, burlesco e influências de grandes celebridades como Thierry Mugler ou Britney Spears.
“A criação, a liberdade, a loucura e o humor voltam a ser a quintessência do que buscamos na moda nesses momentos. Queremos o escapismo. A imagem dos designers dos anos 1990 que fofocavam uns sobre os outros e se detestavam saiu de moda”.
Inclusão e sustentabilidade também foram destaques no desfile. A maioria das peças foram feitas com estoque excedente de outras marcas e Victor inovou ao levar alguns dos jovens criadores para a passarela, como Charles de Vilmorin, da Rochas, e Kevin Nompeix e Florentin Glemarec, fundadores da Egonlab, apresentando suas roupas de estilos próprios, mas com um “toque Weinsanto”.
Fascinado pela moda online, o jovem estilista ainda incluiu uma coleção criada especialmente para as estrelas do K-Pop Lightsum no metaverso, que apareceram em uma festa através de hologramas após o desfile. Para Weinsanto, ir além do 3D é uma forma de poder se libertar, mesmo que não a considere crucial para a indústria. A coleção será vendida como NFTs a partir de outubro.
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