A Semana de Moda de Nova Iorque começa nesta sexta-feira (8) e se estenderá até o dia 13 de setembro, apresentando os principais lançamentos para o Verão de 2024. Nesta edição, o evento ocorre em formato híbrido e vai mostrar mais de 70 coleções de marcas, além de exposições, lançamentos e a presença de muitas celebridades e influenciadores digitais nas primeiras fileiras. GLMRM separou algumas novidades que farão parte do evento. Confira!
Retorno Triunfal
Após dois anos de ausência, a grife Helmut Lang retorna à NY Fashion Week para lançar sua coleção de Verão 2024. A última aparição da marca no evento foi em 2020, e com isso, espera-se que este seja um dos desfiles mais badalados da temporada. Também promete ser uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho do estilista Peter Do, que assumiu a direção criativa da etiqueta no início deste ano. Nascido no Vietnã, Peter Do ficou conhecido por sua marca homônima, que produz peças confeccionadas com alfaiataria de alta qualidade. O estilista já vestiu estrelas como a atriz Zendaya e a cantora Beyoncé. Outro ponto de destaque do line-up é a volta da Ralph Lauren às passarelas presenciais, algo que não ocorria desde o evento de setembro de 2019.
Made in Brazil
Três marcas brasileiras marcam presença nesta edição de Verão 2024 da NY Fashion Week. São elas: Ventana, que desfila sua moda de upcycling pela primeira vez no evento neste sábado (9) e no mesmo dia, teremos as apresentações da grife PatBo, de Patricia Bonaldi, e da marca de moda íntima Juliana Mansur.
Fonte de inspiração
Estampas florais, artes, alfaiataria, peças utilitárias, brilho e uma explosão de cores prometem invadir as passarelas da NY Fashion Week nesta edição. Aqui você confere algumas imagens que vão inspirar a moda nova-iorquina no Verão de 2024.
Palestras e negócios
O evento também anuncia o retorno do NYFW: The Talks que apresenta uma ótima programação de palestras. No domigo (10) será abordado o tema “Dos destinos ao design: a influência das viagens na moda”. Este painel contará com a participação de nomes ilustres do mercado, incluindo Jack McCollough, da Proenza Schouler, e o designer Lazaro Hernandez. Os palestrantes irão discutir como as viagens têm influenciado o design de moda. Já na segunda (20) acontece a palestra ‘Battle of Versailles 50: The Making of Fashion History’ (Batalha de Versalhes 50) que será apresentada pela estilista e empresária Anne Klein. A Batalha de Versalhes foi um desfile de moda lendário realizado em 1973 no Palácio de Versalhes. O evento marcou uma virada significativa no mercado, destacando a ascensão dos designers americanos no cenário da moda global e ganhou tema de um livro escrito por Robin Givhan.
Na passarela
Entre as modelos brasileiras que participam do evento, destacam-se nomes como Rita Carreira, conhecida por ser a primeira modelo plus size e negra a estampar a capa da Vogue. Além dela, Emilly Nunes, de ascendência indígena da etnia Aruans, Milena Gasparotto, Larissa Marchiori, que é originária de Curitiba e reside há anos em Nova Iorque, e Yuna, uma jovem paulistana de 22 anos, que faz sua estreia na temporada de desfiles em Nova Iorque.
Rita Carreira (Joy)
Milena Gasparotto (Way)
Larissa Marchiori (Ford Models)
Yuna (Move)