Quando uma nova trend aparece e temos aquele jeans que podemos transformar, é hora de preparar os itens necessários para customizar a peça! Não é preciso ser um expert para passar a tesoura no denim e repaginar seu visual, mas é preciso entender se a vestimenta do jeans vai atender à expectativa dessa transformação antes de colocar o corte em prática.
Para tirar todas as dúvidas, convidamos Damylla Damiani, consultora de estilo da Damyller, marca referência em jeans sustentável, que compartilhou as melhores dicas para transformar o item.
Entenda e esquematize a mudança
Comece preparando as suas referências, escolha seu jeans e tenha em mãos um giz e uma tesoura para cortar o tecido. Não se limite a transformar uma calça em um short. Se jogue em cortes, rasgos e nas mais diferentes possibilidades de transformação. Mas antes é necessário entender em quais os tipos de calça é possível fazer a transformação.
Confira nossas dicas:
Jeans com elastano
Essa modelagem veste de forma mais justa e expande a medida quando vestida, o que resulta em uma subidinha na perna. Então, para transformar uma skinny ou jegging em uma bermuda biker, tenha em mente que na hora de fazer o corte, precisará deixar o comprimento dessa medida um pouco além, para que não fique curto demais e comprometa o visual que você espera.
Uma boa dica é vestir a peça, se movimentar, agachar e então, com o giz, fazer a marcação de onde o novo comprimento deverá ficar, com a peça ainda vestida no corpo.
Jeans 100% algodão
Como vestem mais soltinhas, não corremos tanto risco da peça encurtar quando vestida, mas, a dica de marcar em uma das pernas no comprimento ideal desse corte, funciona também. Assim, cortamos a primeira perna da calça na altura marcada, alinhamos as pernas pela altura do cós para cortar a outra, e pronto!
O denim em 100% algodão desfia mais que os jeans com elastano, então, saber isso também faz a diferença para um melhor efeito final. Se você não quer o efeito original dos desfiados, uma dica bacana é aplicar cola para tecido no lado avesso, bem rente ao corte e esperar secar. Dessa forma seu jeans não desfiará tanto e ficará mais uniforme, até mesmo após as lavagens.
Passo a passo para colocar a mão na massa:
- Escolha a calça! O melhor jeans para escolher é aquele que serve confortavelmente nos quadris, bumbum e coxas. Lembre-se de que calças largas se tornarão shorts largos e calças justas se tornarão shorts justos.
- Decida o comprimento desejado. Lembre-se que os shorts clássicos vão até 7,5 a 12,5 cm acima dos joelhos. Esse é um estilo versátil que pode ficar muito chique ou bem “largado”.
- Marque com giz ou um alfinete onde você planeja fazer o corte, como na panturrilha, joelhos, meio da coxa ou mais acima. Faça a marcação vestindo a peça para um melhor resultado!
- Coloque a calça sobre uma superfície lisa. Nunca corte a calça sem estar em um plano reto para não ficar torta.
- Alinhe uma régua à marca final, se você não sentir segurança sem essa marcação. Vire um pouco para cima, em direção à parte de fora da calça. Trace o corte suavemente com giz. Repita com a outra perna.
- Corte cuidadosamente uma linha reta sobre o caminho que você traçou. Depois experimente e veja se está como imaginou, e vá ajustando caso necessário!
Agora que você já sabe o que precisa e tem esse passo-a-passo pra te ajudar, já escolheu qual jeans vai transformar hoje?
- Neste artigo:
- Damylla Damiani,
- Damyller,
- jeans,
- Moda e Design,
- RevistaGLMRM,