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GLMRM conversou com Sueli Pereira, diretora de comunicação da Santista Jeanswear, uma das marcas mais icônicas e pioneiras do setor têxtil no Brasil. Em um bate-papo exclusivo, Sueli compartilhou sua paixão pelo jeans e sua visão sobre a importância da sustentabilidade e inovação na moda, além de revelar alguns dos projetos estratégicos que a Santista prepara para seu centenário.

Como é estar à frente da comunicação de uma empresa cuja história se confunde com a história do jeans?

Para mim, que sou apaixonada por jeans e tenho especialização em história da moda e indumentária, estar à frente da comunicação da Santista Jeanswear é um privilégio. A Santista é uma verdadeira protagonista do setor. Além de ter acesso às informações e inovações que moldaram a indústria do jeans, é gratificante poder tecer essa história junto com profissionais incríveis que já transformaram o setor.

Quem inspira você na moda? Cite três referências que influenciam suas escolhas pessoais.

Sou fascinada por profissionais e empresas que exploram comportamento e inovação, como antropólogos e pesquisadores. Mas, quando se trata de design, admiro muito a liberdade criativa e autenticidade de Ronaldo Fraga, sua coragem para sair do lugar comum; a marca Sacai, pela forma única de reinventar o básico e misturar clássicos; e Stella McCartney, por seu trabalho incansável em práticas e pesquisas sustentáveis.

Quais são os pilares sustentáveis e sociais que você tem acompanhado na sua gestão com a Santista?

No ambiental, estamos evoluindo em processos e inovações com baixo impacto. No social, apoiamos o empreendedorismo, a inclusão de grupos vulneráveis e a diversidade. Nossa Universidade Santista (UST), por exemplo, capacita estudantes e profissionais do setor. Também temos o projeto Têxtil com Causa, que começa internamente e será expandido para o setor, engajando a equipe em temas comunitários. Em governança, prezamos pela transparência, com códigos de ética e gestão de riscos sociais e ambientais.

Como você vê a participação de tecelagens em eventos de moda como SPFW e Casa de Criadores?

É essencial. Esses eventos trazem visibilidade ao segmento e focam na matéria-prima, ao mesmo tempo em que fomentam o empreendedorismo ao apoiar novas marcas e estilistas.

Quais são os projetos da Santista para 2025? Existe uma preparação para o centenário do grupo?

A Santista celebra 95 anos com uma série de ações. Esses 95 anos já são um aquecimento, buscando fortalecer conexões estabelecidas e introduzir novas perspectivas para o futuro. Será uma jornada até o centenário.

A Santista está patrocinando a reedição do livro Um Século de Moda com João Braga. Poderia falar mais sobre essa parceria?

Esse é o segundo patrocínio da Santista a um livro. Acreditamos que fortalecer a moda e disseminar conhecimento é fundamental. João Braga é um profissional respeitado que se comunica com diferentes públicos, e vemos essa ação como um legado duradouro para a moda, mais impactante que eventos pontuais.

Com uma trajetória sólida e uma visão inovadora, Sueli Pereira reflete o compromisso da Santista Jeanswear em transformar a moda com sustentabilidade, inovação e uma herança histórica única.

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