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Em uma conversa exclusiva com o Glamurama, Marcella Sant’Anna, responsável por estratégias e marketing no Grupo Rosset, compartilha sua experiência à frente de algumas das marcas mais consolidadas no mercado brasileiro, como Valisere, Cia. Marítima e Água Doce. Em um setor onde inovação e tradição caminham lado a lado, Marcella revela os desafios de gerenciar marcas de segmentos diversos, além de destacar iniciativas colaborativas, estratégias de sustentabilidade e planos de expansão para o próximo ano. Confira o bate-papo completo, que explora a visão do Grupo para o futuro do varejo e o relacionamento com o consumidor.

O Grupo Rosset foi fundado em 1939, em São Paulo, e hoje conta com seis marcas superconsolidadas no cenário do varejo. Como é gerenciar marcas de segmentos tão diferentes?

O primeiro passo é compreender as especificidades de cada mercado consumidor. No Grupo Rosset, buscamos respeitar os valores e a identidade de cada marca, ao mesmo tempo em que aplicamos uma visão estratégica integrada para garantir que elas cresçam juntas, cada uma no seu ritmo. Hoje, as equipes de marketing estão muito bem alinhadas, e eu acabo atuando mais como estrategista para assuntos que envolvem posicionamento, comunicação e desenvolvimento de produto. É muito bacana a troca de conhecimentos que temos dentro do Grupo, o que nos permite explorar novas tendências e identificar sinergias valiosas entre as marcas, mantendo a relevância de cada uma e conectando com aquilo que há de mais atual no mercado.

Você acredita que ações colaborativas entre as marcas do Grupo, como o lançamento das calcinhas sem costura da Valisere e Body For Sure ou a entrada dos produtos da Água Doce nas lojas físicas de BFS, são uma tendência para fortalecer a presença no mercado? Como é o processo de identificar sinergias e criar essas colaborações?

Com certeza! As ações colaborativas costumam gerar um excelente retorno para as marcas envolvidas. Unir forças e explorar sinergias entre segmentos que, embora distintos, compartilham valores e públicos complementares, é uma excelente alternativa para que mais pessoas experimentem os produtos e conheçam as marcas parceiras. O processo para identificar a sinergia entre as marcas começa com uma análise cuidadosa das necessidades e comportamentos do consumidor, bem como das forças individuais de cada marca. Trabalhamos junto com as equipes de estilo, marketing e desenvolvimento de produto para identificar oportunidades que possam fortalecer a presença no mercado. Também consideramos as tendências e os feedbacks das nossas consumidoras para garantir que essas colaborações estejam alinhadas com as expectativas de quem compra nossos produtos. Esse processo permite que cada colaboração seja estratégica e traga benefícios reais ao consumidor.

O Grupo possui algumas iniciativas sustentáveis, como é o caso do Projeto Praia Limpa, da Cia. Marítima. Vocês pretendem desenvolver mais esse tipo de ação? Como o Grupo enxerga ações voltadas para sustentabilidade?

A sustentabilidade é uma prioridade para o Grupo Rosset, e iniciativas como o Projeto Praia Limpa, da Cia. Marítima, são apenas o começo do nosso compromisso com a causa. Acreditamos que ações voltadas para a proteção do meio ambiente são essenciais para o planeta e para a nossa conexão com o consumidor, que está cada vez mais consciente e exigente em relação à responsabilidade e transparência das marcas. Para nós, ser sustentável não é apenas uma tendência, mas um valor que deve ser integrado em todos os aspectos do nosso negócio de maneira prática e constante.

O que podemos esperar das marcas do Grupo para o próximo ano?

Para o próximo ano, o Grupo Rosset continuará investindo em tecnologia e inovação. Em todas as marcas, vamos intensificar a presença no digital e o relacionamento próximo com o cliente, com experiências de marca atualizadas, mantendo a qualidade e o pioneirismo, que são marcas registradas do Grupo.

Quais ações o Grupo Rosset desenvolveu nos últimos anos para criar uma conexão mais profunda com os consumidores no ponto de venda e nas plataformas digitais?

Nas lojas físicas, estamos adotando uma abordagem mais próxima, com treinamentos para que as vendedoras possam oferecer um atendimento mais personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente. Além disso, também estamos organizando mais eventos em loja para proporcionar uma experiência mais próxima às nossas clientes. Essa proximidade foi algo que perdemos com a pandemia e estamos tentando resgatar, afinal, são excelentes oportunidades para criarmos conexões e nos aproximarmos do nosso público final. Já no digital, temos explorado fortemente as redes sociais, aproveitando o poder de comunicação das influenciadoras para construir um diálogo mais autêntico.

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