A marca carioca de Moda Praia com estilo autêntico e sustentável
Em 2015, as irmãs Caroline e Julia Mauro, com 18 e 15 anos, respectivamente, decidiram transformar sua paixão pela moda praia em um empreendimento. Inspiradas pelas viagens ao Havaí, onde seu pai cresceu e onde passavam férias, criaram a Makai, uma marca que reflete a essência de um estilo de vida praiano e autêntico.
Nascida no Rio de Janeiro, a Makai, que significa “lado do mar” em havaiano, é comprometida com inovação, sustentabilidade e qualidade, oferecendo biquínis, roupas e uma linha fitness. Desde o início, a marca se destacou pela forte presença digital, utilizando Instagram e seu site para alcançar a Geração Z e construir uma comunidade fiel de clientes e influenciadores. Hoje, ela é um fenômeno entre as jovens e já conquistou celebridades como Sasha Meneghel, Maisa Silva, Luiza Sonza, Bruna Marquezine, Marina Sena e Camila Coutinho. Sob o comando da Makai estão Carol Mauro, fundadora e diretora de marketing da marca, Julia Mauro, CEO, Natália Mascarenhas, diretora comercial e de RH, e Giulia Calbucci, diretora criativa.
A ideia de criar a marca veio de uma experiência pessoal. Como o desenvolvimento dos produtos e os caminhos da marca se entrelaçam com as experiências de vocês?
Todas as mudanças de vida e de lifestyle das sócias se refletem nos produtos da marca. Conforme a necessidade de um produto ou linha nova de produtos surge para elas, se adequado, ele é criado na marca. A identidade da marca também vai mudando de acordo com o amadurecimento das sócias. O rebranding de 2024, por exemplo, foi feito para refletir a mudança de maturidade, da passagem de adolescentes para jovens mulheres, na marca.
Como vocês definiriam a identidade da Makai em três palavras?
Atrevida, jovem e cool.
Como a marca se diferencia no mercado de moda atual?
Com um público “Gen-Z” extremamente engajado digital e fisicamente, a marca se diferencia com a força dessa comunidade, que busca uma moda fresca e com referências gringas. Outro ponto de diferenciação é a moda jovem com referências gringas disposta de forma mais casual, de maneira carioca.
A sustentabilidade é uma parte central da Makai? Como vocês a incorporam no processo de produção?
Sim, nós sempre optamos por tecidos de fibras naturais e/ou sustentáveis. Evitamos ao máximo o uso de poliéster e outras fibras sintéticas não recicladas. Nossa coleção de verão de 2024 teve somente 0,3% de poliéster.
A Makai possui a iniciativa de responsabilidade social Makai com Elas. Como ela funciona?
Todas as compras feitas no site da Makai doam automaticamente 1 real para o fundo Makai com Elas, que é um fundo com verba destinada a um grupo de meninas e adolescentes abrigadas pela Rede Abrigo no Rio de Janeiro. Além de experiências como visitas a exposições, dia de compras e aulas de saúde com a companhia das fundadoras da marca, a verba é destinada a qualquer gasto ligado à autoestima, saúde e profissionalização das meninas.
Quem é o público-alvo da marca e como vocês se conectam com ele?
Adolescentes e jovens mulheres de 18 a 28 anos. A marca se conecta com o público principalmente pelas redes sociais, tanto da marca quanto das sócias, que interagem e engajam com o público através de conteúdos de lifestyle e de valor, criando uma verdadeira comunidade. Além da presença em eventos físicos com a comunidade.
Como vocês veem a evolução do mercado de moda nos próximos anos e quais são os planos futuros da Makai?
Cada vez mais o mercado de moda está mais exigente, principalmente com a Gen-Z em controle, tanto na sustentabilidade quanto na coerência das ações e criações da marca. As marcas precisam estar atentas aos desejos de seus clientes, nos produtos e experiências. Nossos planos futuros são cada vez mais prover o que a nossa comunidade deseja da Makai, seja com experiências físicas em outras regiões do Brasil, ou com uma nova linha de produtos.
Vocês têm interesse em expandir a marca para outros mercados ou produtos?
Sempre foi nossa ideia se manter extremamente fiel ao nosso público, ampliando nossa linha de produtos para quaisquer necessidades do mesmo. Nosso desejo é estar presente em cada vez mais momentos da vida das nossas clientes. Esse foi o caso da criação da nossa linha active em 2021.
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