A Nigéria é a primeira nação do mundo a proibir modelos estrangeiros em publicidade, segundo o The Times. A medida faz parte de uma “política de desenvolvimento de talentos locais” e restringe também a participação de narradores estrangeiros nos comerciais.
“Todos os anúncios, publicidades e materiais de comunicação de marketing devem fazer uso apenas de modelos e dubladores nigerianos”, anunciou o Conselho Regulador de Publicidade da Nigéria (Arcon) em comunicado.
A mudança começa a valer a partir de 1º de outubro, mas comerciais com estrangeiros, que já circulam na mídia nigeriana, poderão continuar rodando até o final do contrato da campanha.
De acordo com o governo nigeriano, a nova regra prevê um aumento do crescimento econômico inclusivo dos talentos negros do país. Mesmo antes de a proibição ser anunciada, o país tinha uma política que obrigava as empresas a pagarem uma multa de 100 mil Nairas (cerca de US$ 240) para cada modelo estrangeiro usado em anúncios.
Para Steve Babaeko, presidente da Associação de Agências de Publicidade da Nigéria, até a implantação dessas regras, mais da metade dos atores e atrizes em comerciais nigerianos eram britânicos. “Por que nenhum artista nigeriano é adequado para esses anúncios?”, questiona Babaeko.
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