Ambiente foi inaugurado para comemorar os seis anos da loja multimarcas
Pinga Store, famosa por sua curadoria de peças exclusivas feitas por grifes autorais brasileiras, é também conhecida pelas frequentes inovações em sua loja, localizada no bairro do Jardins, em São Paulo. A mais recente, assinada pelo arquiteto Klaus Schmidt e equipe, à frente do escritório de arquitetura KAS ARQ, é possivelmente a transformação mais radical. O briefing, abrangente, solicitava realocar os provadores e transformar um antigo salão num universo original e criativo.
“Queríamos algo lúdico, que despertasse a curiosidade do público. Nossa sugestão parecia estranha, com mangueiras coloridas descendo do teto, transformando-se em araras expositivas”, conta Klaus, ao comentar que a ideia foi imediatamente aceita pelas sócias Catharina Johannpeter e Gabriela Paschoal. O ar despretensioso e a singularidade do projeto vão ao encontro do perfil do público-alvo, considerado pelas proprietárias como descolado e ávido por novidades.
A decisão pelas mangueiras surgiu da alusão à diversão, refrescância e fluidez, seguido pela opção de uma reforma de baixo custo, uma premissa fundamental quando o assunto é varejo. Inicialmente, pensou-se no projeto executado com tubos de latão para seguir a linguagem dos demais ambientes da loja, mas a proposta foi rapidamente ajustada em função do valor e do tempo de implementação.
Cores vibrantes e a organicidade das formas das novas araras marcam o novo espaço da loja
A flexibilidade do material deu liberdade para brincar com as mais variadas formas. No interior das mangueiras, um fino tubo de cobre (o mesmo utilizado nos sistemas de ar-condicionado) fez com que as curvas se mantivessem estáveis. Sua cor vibrante, que remete ao verde oficial da marca, combina com o tom das paredes pintadas pelo artista Jejo Cornelsen.
Com a realocação dos provadores para a sala vizinha, delimitados por longas cortinas de veludo roxo e amarelo, chegou-se na área necessária para o projeto das mangueiras: 50 m2 que, apesar de representar uma pequena parcela dos 600 m2 totais da Pinga, representou muito em originalidade e visibilidade.
Sobre a KAS ARQ
Baseado em São Paulo, o escritório desenvolve projetos em diferentes áreas e escalas, passando pelo residencial, comercial e corporativo. Todo o processo de criação é colaborativo e comprometido com os desejos do cliente. “Encaramos os projetos com uma ótica que pendula entre a razão e a arte. Nossas soluções são criativas, ora audaciosas, e sempre inteligentes”, define Klaus Schmidt, à frente do design e criação. Contato: kas.arq.br (site) | @kas.arq (instagram)
- Neste artigo:
- KAS ARQ,
- Moda,
- Moda e Design,
- Pinga Store,