O segundo e último dia da 8ª edição do Iguatemi Talks Fashion, no JK Iguatemi SP, foi marcado por encontros e debates enriquecedores. A renomada figurinista Mona May, costume designer de filmes icônicos como As Patricinhas de Beverly Hills e Romy and Michele, compartilhou suas experiências sobre como seus figurinos continuam influenciando gerações. “Nasci na Índia, cresci em Berlim, estudei moda na Europa e, eventualmente, fui para Nova York e Los Angeles. Minha visão era diferente, e conquistar a confiança de Amy Heckerling, escritora, produtora e diretora americana, foi um passo muito importante. Quando Amy escreveu As Patricinhas de Beverly Hills, com personagens do mundo de High Fashion, eu queria realmente revolucionar, pois, na época, o estilo predominante era o grunge, e eu era a pessoa certa para o trabalho. Quando criei os figurinos do filme, quis que eles fossem ideais para mulheres e meninas, independentemente da época. Looks que, ao serem usados, empoderam e nos fazem sentir bem. Os figurinos do filme (1995) continuam sendo muito atuais, vemos muito desse estilo hoje, como no estilo preppy, por exemplo. Não queria que o filme ficasse datado, ter feito algo que, 30 anos depois, continua inspirando as pessoas, me enche de orgulho; foi um trabalho realmente incrível”, contou Mona.
A influenciadora Malu Borges também participou do evento, mediada por Mica Rocha, promovendo um bate-papo sobre criatividade no mundo digital. “Desde que eu entrei na internet todo mundo que me acompanha sabe como eu sou, sabe do meu jeito e eu acho que nunca pensei em mudar isso, nunca me incomodei… o bom disso é que sou 100% eu, e isto traz verdade, transparência e facilita muito a minha interação com meus seguidores. Imagina criar um personagem todo dia, ou todo dia fazer algo que não estou tão feliz de fazer. E no meu caso eu amo muito o que faço”, disse Malu sobre sua autenticidade nas redes.
Outro destaque foi a medalhista olímpica Rayssa Leal, em uma conversa com a apresentadora e advogada Gabriela Prioli, onde discutiram o papel da moda no esporte. “Sempre gostei de me vestir bem e confortável, e minha mãe me influenciou bastante a gostar de moda. Até hoje ela me ajuda a escolher os looks! Eu sempre gostei da Louis Vuitton e foi uma honra ter sido escolhida para ser Friend of the House da marca”, declarou Rayssa.
O evento também contou com a presença de Bianca Andrade, influenciadora e empresária, e do fotógrafo Bob Wolfenson, que refletiu sobre a evolução da fotografia de moda. O ator Cauã Reymond trouxe à tona os desafios do rebranding na moda masculina, destacando as transformações e inovações no setor.
Livia Nunes, que está em ascensão em sua carreira internacional, falou sobre seus novos projetos. “Me sinto extremamente lisonjeada em fechar essa 8ª edição do Iguatemi Talks e contar mais sobre como é o processo que uso para os meus trabalhos, tanto em semanas de moda quanto em projetos especiais. Falar também sobre o momento de internacionalização da minha carreira é uma forma de inspirar outras pessoas que querem tomar esse caminho”, declarou Livia.
Enquanto isso, Renato Thomaz, vice-presidente da Água de Coco, abordou a internacionalização das marcas de beachwear brasileiras. “A Água de Coco vai fazer 40 anos ano que vem, então nós também sentimos uma mudança de comportamento de consumo. A Água de Coco nasceu como uma marca de beachwear, mas hoje nos posicionamos como uma marca de lifestyle, então hoje somos muito além do beachwear. Não adianta você se comunicar como uma marca de lifestyle e não ter um mix de produtos que acompanhe isso. O mercado internacional tem buscado história dentro das marcas, e eu acho que só fazer moda, só fazer roupa, não é mais suficiente”, comentou Renato.
Kevin David, Aisha Mbkila e Van Nobre discutiram a influência da música preta na moda brasileira, enquanto Dafne Evangelista apresentou as tendências de cabelo do Fashion Week. O dia se encerrou com a fala de Bárbara Brito, que ressaltou o poder transformador da moda. “A moda tem o poder de transformar olhares, construir novas pontes e transformar conexões, mas principalmente de te dar acesso. Ela nos faz ser vistas da maneira que queremos ser reconhecidas e valorizadas”, afirmou Bárbara.
Por fim, a especialista em sustentabilidade Marina Cançado destacou boas práticas no setor, abordando iniciativas de marcas nacionais e internacionais que estão liderando o caminho para uma moda mais consciente e responsável.
Fotos: Michele Suto / Rafael Cusato / Rodrigo Trevisan
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