Reaproveitar, reciclar e buscar novos usos para matérias-primas já existentes. Conceitos já tão conhecidos e difundidos em nossa sociedade, agora entram com força total também no mundo da moda. Uma das apostas nesse caminho é a Beyond Original, que tem produção própria de acessórios diferenciados e exclusivos, produzidos à mão e de forma criativa.
De acordo com a idealizadora da marca, Fernanda Guimarães, o projeto é anterior à pandemia, mas ganhou nova dimensão durante 2020. Segundo ela, 2020 trouxe uma sensação universal de reorganizar prioridades, incentivando desapegos e o reuso de objetos e acessórios – fazendo com que a ideia finalmente fosse tirada do papel e a produção se iniciasse. Através de trabalhos manuais e técnicas diversas de bijuteria, a Beyond Original reimagina artigos de luxo, muitas vezes com avarias ou marcas do tempo. Assim, eles ganham nova roupagem e função, após uma criteriosa seleção e um delicado processo de conservação e limpeza das peças. Bolsas recebem um visual totalmente diferente, botões e broches se transformam em brincos e pingentes fashion.
Com o conceito de “upcycling”, a ideia não é replicar os modelos originais, e sim criar peças totalmente novas e únicas, com base em materiais que já estavam fora de uso. Esta iniciativa, que ganha cada vez mais espaço no mundo da moda ao redor do mundo, é inclusive aprovada por grandes marcas, como Gucci, Dior e Chanel.
Respeitando o processo criativo de Fernanda, a Beyond Original não trabalhará com coleções fechadas, mas com criações feitas a partir de peças encontradas por ela. Conforme os produtos forem confeccionados, serão colocados à disposição para venda, sempre com foco nos materiais disponíveis e na inspiração no momento da criação. A marca estuda também a possibilidade de produzir acessórios sob medida, recebendo materiais de quem quiser dar novos significados para peças pessoais e resultando em artigos personalizados. A Second Chance, loja no Moinhos de Vento em Porto Alegre, que conta com e-commerce, é a única revendedora autorizada da marca.
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