Publicidade
Altina Schinasi
Foto: Reprodução/ Radionza/Youtube

Nesta sexta-feira, 4 de agosto, o Google prestou homenagem a Altina Schinasi, artista e designer americana nascida há exatamente 116 anos. Em alguns países, principalmente na França, quem entra para ‘dar o google’ encontra desenhos coloridos e carismáticos retratando a história da responsável por criar os óculos em formato de gatinho, que nunca saem de moda.

Onde tudo começou

Altina tem ascendência otomana, mas nasceu em Nova York em 1907. Depois do colegial, passou a estudar pintura em Paris e ingressou na Art Students League, em Nova York. Em paralelo,  passou a trabalhar como vitrinista de várias lojas de departamentos na 5th Avenue e, graças a isso, colaborou com Salvador Dalí nas vitrines da Bonwit Teller & Co.

O mais legal de tudo? Foi nesse trabalho, reparando vitrine por vitrine, que ela percebeu que as óticas tinham apenas modelos redondos e clássicos oferecidos às mulheres. Ao mesmo tempo, se inspirou nas máscaras de arlequim vistas pelas ruas de Veneza no Carnaval e desenhou óculos com bordas pontiagudas para realçar e exaltar a beleza feminina.

Inspiração certeira e desenho pronto, Altina patenteou seu projeto em 1920, mas muitos fabricantes se recusaram a comprá-lo por ser muito diferente. Mas há sempre alguém com visão de futuro: o dono de uma loja local confiou no projeto e comprou o modelo por seis meses. Quase 20 anos depois, os óculos atingiram seu apogeu e Schinasi recebeu o prêmio Lord & Taylor American Design em 1939.

Além dos óculos

Fora dos holofotes, Altina teve uma vida diferentona: foi casada por quatro vezes e teve dois filhos. Depois de vender seu império de óculos, voltou a se concentrar em projetos artísticos e produziu um documentário, em 1960, sobre seu ex-professor de arte George Grosz. Além disso, lutou pelos direitos civis nos Estados Unidos e trabalhou como arte terapeuta.

Altina morreu em 1999, aos 92 anos, mas deixou um legado que viverá para sempre.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter