Você pode até não saber o que é “calça de shopping”, mas certamente já ouviu falar sobre e, com certeza, viu muitas pessoas usando a peça nas ruas e em shoppings. Então, lhe explicamos: a calça wide leg – que consiste em pernas compridas e largas, cintura alta e bem marcada – ganhou esse apelido devido a uma cena do desenho do “Pernalonga”, e, justamente por isso, se tornou um meme.
Na cena da animação, o personagem Patolino surge usando uma wide leg enquanto é questionado por Pernalonga. “Que tipo de calça é essa?”, pergunta o coelho. O pato amigo responde: “Calça de shopping! Calça que você usa no shopping como sinal de respeito”. O áudio desse diálogo, é claro, caiu na graça do TikTok e viralizou por pessoas que usam esse tipo de roupa.
Em alta
Segundo a figurinista Isadora Gallas, a calça wide leg está em alta por ser uma peça fácil de se achar. “É uma calça que está em brechós e acaba sendo uma variação da boyfriend e pantalona [modelos de jeans], que estão voltando em um movimento cíclico”, diz ela ao GLMRM.
Ao contrário do que algumas pessoas acham, esse estilo de calça não é nenhuma novidade na praça. Nos anos 90, essa era a tendência da época e, agora, volta com tudo e com um gostinho de que veio para ficar. Isadora prossegue:
“O mercado percebeu que vale a pena manter um pouco de cada tendência nas araras e, assim, não perder clientes porque as pessoas estão mais confortáveis com o próprio corpo e entendendo o que veste bem”.
Pioneiras
Fernanda Veríssimo e Raquel Ferraz, sócias fundadoras da Yes I am Jeans, foram umas das primeiras a trazer a wide leg para o Brasil. A marca tem o modelo de jeans desde 2016, quando as opções desse estilo “ainda eram escassas”.
“Tirar a wide do papel e da cabeça não foi fácil, foram muitos desenvolvimentos antes de chegar no produto perfeito. Partimos do zero e precisávamos acertar o piloto. Até chegar na modelagem perfeita, levamos o nosso fornecedor à loucura. Foi quase uma dezena de protótipos testando medidas e tecidos”, conta Fernanda ao GLMRM.
Se hoje a calça é uma das queridinhas da maioria das mulheres, quando Fernanda e Raquel lançaram o modelo na marca não foi bem assim. Aos risos, Raquel relembra que uma fornecedora perguntou se elas teriam certeza em colocar a calça à venda, alegando que a peça era “feia demais”.
“Resolvemos seguir nossa intuição e arriscar. A Liz [modelo da calça wide leg da Yes I am Jeans] se tornou hit da grife e alguns anos depois tantas outras marcas fizeram suas versões”, diz Raquel.
Calça de shopping ou skinny?
Quem viveu o início dos anos 2000 sabe que a calça skinny – com pernas bem justas e colada ao corpo – usada com uma sapatilha era peça chave para toda menina. Mas, será que a “calça de shopping” a substituirá?
Para Isadora, a wide leg não vai aposentar a calça skinny, afinal, ainda existe público para esse estilo mais justinho de jeans. “Antes de virar moda, a skinny já tinha um nicho. É uma calça que sempre existiu”.
Já Fernanda diz que, por mais que a wide leg seja a queridinha de muitas mulheres, ainda existe uma certa relutância em provar o modelo na loja, pois estão acostumadas com a skinny. Mas, assim que colocam, mudam de opinião.
“Ainda existe certa relutância em provar a wide, mas quando você a veste, entende que uma calça que não afunila na barra é perfeita para harmonizar a curva entre o quadril e a panturrilha. Tínhamos uma falsa impressão de que a skinny nos valorizava, mas é o contrário”.
Raquel finaliza explicando que o desenho do modelo da Yes I Am Jeans traz a perna reta, e isso quer dizer que a barra pode ser cortada em qualquer altura sem perder o caimento: “Podemos brincar com o comprimento das pernas de acordo com o gosto de quem usa”.
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