Publicidade

Com 2.500 m² de área total, a 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto, comandada por Mauricio Siqueira, abriu suas portas no dia 20 de agosto e segue até 20 de outubro, apresentando o tema “De presente, o agora”. A mostra propõe, por meio da arquitetura e da decoração, uma reflexão sobre o tempo em 31 ambientes. A mostra 2024 ocupa um ícone arquitetônico assinado pelo arquiteto João Barreto e pelo engenheiro Francisco Segnini, que data de 1975, uma das primeiras casas modernistas da cidade, localizada no bairro Ribeirânia.

Chrigor Godoy

Chrigor Godoy, arquiteto com seis anos de carreira, é especializado em arquitetura brasileira pela PUC-Rio, e desenvolveu desde a infância uma conexão profunda com as tradições e a essência do lar brasileiro. Seus projetos são concebidos como verdadeiros abraços, onde cada ambiente conta uma história única, refletindo a memória e a tradição dos moradores. Utilizando materiais naturais e elementos que remetem à brasilidade, ele cria espaços que evocam o aconchego, resgatando a sensação de pertencimento e identidade que transforma qualquer casa em um lar cheio de vida e significado.

O “Living Eterno Instante”, espaço que assina na mostra, nasce como uma celebração da cultura e identidade brasileiras, trazendo à tona a beleza das raízes e das memórias que definem o verdadeiro significado de lar. Pensado para resgatar a essência de um espaço acolhedor, o ambiente combina materiais locais, como a madeira e as fibras naturais, com o toque artesanal de artistas regionais. Cada elemento foi escolhido para refletir um estilo de vida autêntico, onde a história pessoal dos moradores é entrelaçada com a riqueza cultural do Brasil. As texturas orgânicas e as formas naturais criam uma atmosfera de aconchego, enquanto o mobiliário cuidadosamente selecionado conecta o contemporâneo ao tradicional, compondo um refúgio harmonioso e repleto de significados.

 

Guilherme Nalini

Guilherme Nalini é arquiteto formado desde 2019 e, desde então, tem seu próprio escritório, no qual põe em prática sua paixão pelo design e arquitetura. Sua trajetória no mundo da criação, no entanto, começou muito antes. Com 15 anos, Nalini já estava imerso no universo da decoração, colaborando com a empresa de sua família. Aprimorou suas habilidades técnicas com um curso de desenho técnico na Bauhaus Ribeirão Preto. Aos 31 anos, se destaca por projetos que aliam funcionalidade e estética, sempre buscando soluções inovadoras e personalizadas para cada cliente.

O ambiente que assina na mostra reflete um jovem casal moderno, conectado com arte, música e com uma rica personalidade cultural repleta de memórias afetivas. A base dos revestimentos é composta por materiais naturais, como piso de madeira, tapete de sisal e texturas no MDF e no teto. O espaço é repleto de texturas, preservando o assoalho original de madeira e revestindo as paredes com painéis amadeirados. A iluminação indireta, projetada para refletir acima do painel e no teto, foi complementada pelo acabamento decorativo com textura rústica e pintura matte.

Ingrid Brioni e Juliana Ultado

Formada pela Universidade Barão de Mauá, Juliana Ultado é arquiteta e fundadora do Studio Juliana Ultado de Arquitetura e Design, escritório especializado em Projetos de Arquitetura e Interiores, nos segmentos residencial, corporativo e hospitalar, localizado na cidade de Ribeirão Preto. Ingrid Brion é formada pelo Centro Universitário Moura Lacerda, é arquiteta e fundadora da Brioni Arquitetura, escritório especializado em projetos de arquitetura e interiores, residencial e corporativo, também localizado em Ribeirão Preto.

Ingrid Brioni e Juliana Ultado assinam na mostra o Studio Savoya, encontrando a inspiração para o proieto em suas próprias rotinas. Foi a partir delas que surgiram os conceitos desse coworking que equilibra conforto e funcionalidade. Mais do que uma mesa de escritório clássica, o dia a dia pede uma estação de trabalho compartilhada. A dinâmica pede também um espaço aberto, no qual as profissionais podem circular com o celular ou tablet em mãos – um lugar próprio, também, para momentos de descompressão. Entre os pontos altos, a integração dos espaços e a composição de cores que reúne o verde, o azul e o terracota.

Laura Tomio

Laura Tomio, arquiteta e urbanista formada em 2021, marca presença pela segunda vez consecutiva na mostra. Especializada em projetos de arquitetura e interiores, com foco principal em residências, ela também atua junto a investidores do mercado imobiliário na criação de casas para venda. Além de desenvolver os projetos, Laura se destaca por acompanhar de perto a execução das obras, garantindo que cada detalhe seja fiel ao planejamento.

Inspirada pelo tema da mostra, “De presente, o agora”, Laura Tomio convida para uma pausa especial com café. O espaço, inspirado no estilo italiano “dolce far niente” – relaxar e aproveitar o momento presente – é comandado pelo Café Cookie Stories de Ribeirão Preto e visa promover a desconexão do cotidiano e a interação entre as pessoas. O ambiente de conceito aberto, com layout versátil, favorece a integração e é enriquecido pelo paisagismo tropical de Alexandre Tazinaffo, que harmoniza a arquitetura com a natureza. A marcenaria destaca-se com armários e painéis, incluindo um mosaico orgânico desenhado pela própria arquiteta. O pilar central é embelezado pelas cores da artista plástica Nini Gracia.

Mariana Oliveira


A profissional atua há mais de 10 anos na área da arquitetura e design, estando desde 2022 à frente de seu próprio escritório. O seu objetivo profissional é materializar sonhos oferecendo aos clientes projetos que atendam suas necessidades, mesclando soluções, sofisticação e autenticidade.
Conta com uma equipe capacitada, que atua elaborando projetos residenciais e corporativos, com foco em uma arquitetura contemporânea personalizada para cada cliente.
Na mostra, Mariana assina a Cozinha das Oliveiras.Com a simplicidade das linhas limpas, a escolha de materiais luxuosos e a mistura entre o rústico e o moderno, a arquiteta cria uma cozinha singular. A inspiração veio de Portugal. “Fiquei fascinada pelas oliveiras e trouxe a ideia para o projeto, onde cada elemento remete a essa árvore magnífica”, diz. Assim, o tronco é representado pela madeira dos móveis e acabamentos e as folhas são traduzidas no quartzito, transmitindo vitalidade e frescor. “O azeite é simbolizado pela própria função da cozinha, o coração da casa”, explica. O revestimento de inox traz sofisticação e as peças de design adicionam charme e muita personalidade.

Mariane Rios

Mariane Rios é arquiteta e designer, formada há 10 anos pela Universidade Moura Lacerda e pós-graduada em Master em arquitetura e lighting. A profissional faz sua estreia na Casacor Ribeirão Preto.

Trabalhar com prazer é o sonho de qualquer pessoa produtiva. E é nessa hora que a arquitetura pode influir sob vários aspectos. Inspirando, instigando, deixando o ambiente mais organizado, trazendo desafios nas formas e oferecendo as possibilidades do bom design como aliado na composição do ambiente. Espaços de home office são cada vez mais necessários e esse aqui, batizado de Estúdio Criar, foi pensado para se relacionar com seus usuários de forma curiosa, experimental e interativa. Por isso o projeto é conceitual e rico em detalhes e formas e utiliza uma gama variada de materiais, texturas e cores. Aqui, procurei, explorar o que mais amo fazer: desenhar de forma dinâmica, inovadora e funcional. Tudo foi desenvolvido com cuidado e unidade: do espaço de trabalho ao lavabo, da varanda ao jardim, um espaço vivo e interativo, com a proposta de uma galeria a céu aberto.

Mariane Siqueira

A profissional, nascida em Natal-RN, é formada há 10 anos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Bandeirantes de São Paulo e pós-graduada em Gerenciamento de Obras e Projetos. Buscou no interior de São Paulo, na cidade de Santa Fé do Sul, iniciar sua carreira, onde focou em projetos residenciais e comerciais. Estabeleceu seu escritório matriz, o MS Arquitetura, e logo escalou todo o trecho do noroeste paulista para atender outras cidades, criando suas filiais nas cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Cria para seus clientes experiências incríveis, buscando sempre a integração das ideias e espaço, atendendo as necessidades e expectativas. Sempre atenta aos mínimos detalhes, une a estética e função, associados à sustentabilidade e eficiência, tendo como grande diferencial o atendimento personalizado.

Ao idealizar o espaço Restaurante Vista Arauco – By Latulia, o objetivo de Mariane Siqueira, no início do projeto, era preservar a vista para o skyline da cidade. Ao conservar a arquitetura existente, optou também por manter as pedras e o concreto. “A ideia foi transformar o espaço sem perder sua essência, suas memórias afetivas.” Para realizar essa transformação, a arquiteta investiu em elementos modernos, como as estruturas metálicas. A identidade do ambiente aparece em soluções como o desenho do forro e a aplicação dos tons preto, dourado metálico e terracota. O restaurante Latulia, referência entre as casas que servem carnes nobres na cidade, realiza a operação.

 

Matheus Vilela

Arquiteto, urbanista e designer de interiores, o profissional executa obras assinadas por ele próprio e realiza grandes parcerias com arquitetos, designers e lojas. Matheus Vilela define seu estilo como clássico contemporâneo, marcado pelas retas nas fachadas e pela mescla de estéticas que confere conforto e aconchego.

O seu espaço, a Casa Grená é uma homenagem ao solo fértil de Ribeirão Preto, denominado “terra vermelha”. A referência fica clara na paleta de cores, mas o profissional foi além. O xadrez representa o café, produção que impulsionou a economia da região. Para simbolizar a prosperidade do agro, a opção por peças de antiquário, obras de artistas regionais e mobiliário de design. Entre o clássico e o contemporâneo e com uma mistura equilibrada entre estampas, texturas e peças de diferentes épocas, o ambiente exibe sua identidade. “Tudo para expressar a necessidade do ‘agora’. Do sentir-se bem em casa, dentro da máxima ´casa com cara de casa´”.

 

Rafael Granero

O escritório Rafael Granero Arquitetura foi fundado em 2010 e tem sede na cidade de Ribeirão Preto. Com a premissa de permear diversas tipologias de projeto, a equipe conta com um número considerável de obras residenciais e comerciais executadas e em andamento, tanto em sua cidade natal, quanto no território nacional.

O profissional apresenta o Entre Encontros por Necta, seu espaço assinado na Casacor Ribeirão Preto 2024, que vai além das definições tradicionais de ambiente. Projetado para acolher e conectar pessoas, o Entre Encontros propõe uma experiência sensorial onde a funcionalidade e a estética minimalista se unem para criar um local de encontros casuais e significativos. O espaço recebe a programação de palestras, talks e eventos de relacionamento da mostra.

Inspirado pela importância dos encontros casuais em nossas vidas, o profissional convida os visitantes a desfrutarem do espaço como uma válvula de escape para o ritmo acelerado do cotidiano. Lá, os encontros são essenciais para reconectar, descomprimir e compartilhar momentos significativos. @rafaelgraneroarquitetura

 

Victor Poiani e Bete Said

Bete Said é designer de interiores e de mobiliário, formada pela Bauhaus Ribeirão Preto, atuando no mercado há 18 anos. Foi vencedora do Design Tank com o espelho tecnológico Ojo, finalista do Prêmio Design Salão de Gramado (em curso) Ojo, elenco Casa Cor Ribeirão Preto 2023 e 2024. O arquiteto Victor Poiani é formado pela Unip Ribeirão Preto. Projeto reconhecido pela ONU/Agenda 2030

Victor e Bete assinam o espaço Ilê Omi por Noipê, que é o bar oficial da Casa Cor Ribeirão Preto. Ilê Omi significa Casa das Águas em Iorubá. O ambiente é uma carta de amor às yabás das águas: Yemanjá, Oxum e Nanã.

Honra a ancestralidade afrodescendente e é palco para a coleção autoral de Bete Said, a Coleção Nagô. As cadeiras, banquetas, mesas laterais e pendentes em cerâmica artesanal expostso no espaço são de assinatura da designer. Victor Poiani, umbandista, se inspirou nas religiões de matriz africana reverenciando a natureza em especial a água, elemento vital para a existência, no conceito do bar.

Brasilidade e arte manual de diversos artistas se misturam a cores e texturas.

O bar além de ser um lugar de celebração é também uma galeria de arte brasileira convidando o público a contemplar a potência do nosso povo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter