Leiloado pela Sotheby’s de Londres no último sábado por £ 1,04 milhão (R$ 5,1 milhões), o quadro “Girl With Balloon”, de Banksy, poderá voltar ao mercado de vendas no martelo em breve com um lance inicial estipulado em mais de £ 5 milhões (R$ 24,6 milhões). A obra foi o assunto mais comentado entre os frequentadores do mundo artsy no último fim de semana por ter sido parcialmente destruída logo depois de ser arrematada por um colecionador anônimo.
Criativo como ele só, o artista britânico que jamais mostrou o rosto e é conhecido nos quatro cantos do mundo por seus grafites escondeu um triturador de papel na moldura da tela, que só poderia ser controlado por ele mesmo, à distância. Como acompanhou o leilão pela internet, Banksy acionou a engenhoca no momento em que o leiloeiro falou “going, going, gone”, o equivalente em inglês ao nosso “dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três”.
Em razão disso, “Girl With Balloon” ganhou as manchetes e apareceu nas televisões de todo o planeta, o que o tornou ainda mais famoso e, de quebra, mais valioso, mesmo apesar do estrago que sofreu. Seu novo dono, que a princípio acreditou ter jogado dinheiro pelo ralo, preferiu não revelar a identidade até agora, mas de acordo com a imprensa britânica trata-se de um investidor de artes que não vê a hora de colher os lucros do negócio inusitado que certamente já entrou para a história. (Por Anderson Antunes)
*
Abaixo, um vídeo do momento em que o quadro foi parcialmente destruído:
https://www.youtube.com/watch?v=uL1uZMj0VX8
- Neste artigo:
- "Girl with Balloon",
- artista britânico,
- banksy,
- comprador,
- grafite,
- leilão,
- Londres,
- Quadro,
- Sotheby's,