Fausto Silva completa 71 anos neste domingo. Em fase de total renovação na carreira de apresentador, ele vai deixar a Globo no final desse ano e, ao que tudo indica, seu destino será a Bandeirantes, onde alcançou o estrelato com o programa “Perdidos da Noite”, que foi ao ar de 1984 a 1988, e o levou para o plim-plim.
O apresentador – que começou a carreira na rádio aos 14 anos e ficou no ar com o mesmo programa na Globo, o “Domingão do Faustão” desde 1989 – é um dos grandes nomes da comunicação brasileira, além de referência tanto no pessoal, quanto no profissional, como o próprio diz. Para homenageá-lo, Glamurama dá um giro pelo universo – bastante peculiar – dele. Vem!
Os bordões
Não é à toa que tantos humoristas se dedicam a imitar Faustão. Além da personalidade marcante, são muitos os bordões que facilitam esse trabalho. “Ô louco, meu”, “depois dos reclames do plim-plim”, para avisar qual a atração que vem após o intervalo, “tanto no pessoal quanto no profissional”… Ele também gosta de introduzir seus convidados com um “glorioso”ou “gloriosa” antes, chama amante de “Ricardão”, adora fazer piadas com cunhados e sogras e usar a expressão “mais do que nunca”… E por aí vai.
O figurino
Podemos concordar que as camisas, jaquetas e blazers de Faustão têm um estilo único. Essa personalidade toda não é pra qualquer um, assim como a grande coleção de relógios dele, sua marca registrada. Até porque o apresentador adora falar a hora exata durante o programa para mostrar quando está ao vivo.
A pizza
Quem não gosta de pizza? Faustão tem sua receita própria, exclusiva, e em torno disso reúne amigos em casa e no cenário do “Domingão” com a mesma informalidade. Quem se importa de responder uma pergunta no ar entre uma garfada e outra? Pouca gente, já que quase todo o alto escalão das estrelas da Globo já aceitou esse convite. Delícia!
Os parceiros
Faustão adora brincar com sua equipe no ar, o que só torna esses colaboradores, muitos de backstage, superfamosos. Quem não lembra do cameraman Renatão, que aparecia trabalhando fantasiado nos takes dos outros colegas, do músico Caçulinha, do assistente Russo, das interações com a produtora Lucimara Parisi, que começou com o apresentador na rádio? Quando ele passou a colocar repórteres no auditório, Fernanda Motta foi uma das estrelas nessa função, além de ex-bailarinas do programa. Os jurados do “Dança dos Famosos”, como o exigente Carlinhos de Jesus, também ganharam bastante espaço.
O balé do Faustão
As coreografias, o figurino, as brincadeiras do apresentador com as meninas… Cada vez mais as bailarinas foram aumentando suas participações, passaram a brilhar no quadro “Dança dos Famosos”como professoras, a fazer merchandising e, como a gente falou aqui em cima, a dar expediente como repórteres. Viraram “celebridades instantâneas” Mirella Santos, Carol Nakamura e Carla Prata, que foi até rainha de bateria. A atriz Juliana Alves e a apresentadora Sabrina Sato também passaram pelo balé.
A perda de peso
Outra marca registrada de Faustão era seu shape. O apresentador ficou famoso gordinho, sempre fez piada com o próprio peso, mas chegou um momento em que se viu obrigado a se submeter a uma cirurgia bariátrica. No início, os telespectadores estranharam a mudança, mas a saúde vem sempre em primeiro lugar. E, claro, isso nunca afetaria seu sucesso. Na volta da temporada 2021 do “Domingão do Faustão”, o público se surpreendeu com um novo emagrecimento radical de Faustão, que perdeu mais de 20 kg e explicou o ocorrido: “Eu fiz um tratamento doido aí, tomei aquele negócio de cortisona e fui inchando…Depois, eu descobri lá com a galera do hospital Albert Einstein que eu estava com 26 quilos em líquido e tirei. Mas o último programa de janeiro foi gravado em outubro. Aí o primeiro de fevereiro, já foi gravado em 2021”, disse Faustão.
Quer assistir a um trechinho de um “Domingão”direto do túnel do tempo? Play aqui embaixo!