26.01.2021  /  11:47

Em clima de nostalgia, Glamurama relembra oito momentos icônicos do ‘Domingão do Faustão’

Fausto Silva no Domingão do Faustão / Crédito: Globo Imprensa

Os nossos domingos jamais serão os mesmos. Fausto Silva revelou ao público que, a partir de dezembro, deixa a Rede Globo. O apresentador está na emissora desde 1989 e o ‘Domingão do Faustão’ foi palco de inesquecíveis momentos da televisão brasileira. Na nota de despedida, o apresentador afirmou: “Gostaria de deixar aqui registrada a minha gratidão à Globo, onde aprendi muito e com a qual tive a honra de viver nos últimos 32 anos uma parceria de respeito e sucesso. Repito aqui o que sempre disse no ar: a Globo é uma empresa quase perfeita.”

Depois do comunicado, esse se tornou um dos assuntos mais comentados da internet. “É o fim de uma era”, comentou uma usuária do Twitter sobre a notícia. “Desde que me conheço por gente, tive a presença do Fausto Silva aos domingos, e agora isso está perto de chegar ao fim”, lamentou outra. “Eu me recuso acreditar que isso está acontecendo. Saudade, Faustão”, escreveu ainda um terceiro.

Se você já está sentindo falta do programa, assim como nós, separamos momentos icônicos e divertidos que vão ficar para sempre.

O anúncio da gravidez de Xuxa

Em 1997, Xuxa Meneghel anunciou que estava grávida no palco do ‘Domingão do Faustã’o. O momento foi uma surpresa para todos os fãs e um marco para o programa. Na ocasião, Xuxa estava ao lado do namorado, Luciano Szafir, e disse: “A partir de ontem, quando recebi a notícia, não sou mais uma pessoa sozinha. Aconteça o que acontecer com a gente, eu vou ter sempre uma pessoa que vai ser minha”. A apresentadora estava grávida de um mês.

A estreia do ‘Arquivo Confidencial’

Em 1995, estreou o quadro ‘Arquivo Confidencial’, que se tornou um dos grandes sucessos do Domingão ao homenagear personalidades com depoimentos de amigos e parentes…uma choradeira só! O sonho de todas as celebridades era ser surpreendido com o anúncio do quadro, que era surpresa para o convidado. Quem viveu esse momento, viveu. No Youtube, é possível encontrar alguns artistas que foram ‘alvo’, como Grazi Massafera. Dá só uma olhada.

A nova loira do Tchan

Um dos episódios mais importante da cultura popular brasileira, a eleição para definir a substituta de Carla Perez no conjunto musical ‘É o Tchan’, que aconteceu no “Domingão do Faustão”, em 1998. O público acompanhou e conheceu diversas bailarinas ao longo de semanas, que teve como vencedora Sheila Mello. Na data da final, o ‘Domingão do Faustão’ liderou a audiência com 26 pontos, muito à frente dos concorrentes. Uma febre que nunca mais se repetirá. Para assistir ao momento, clique aqui.

‘Tá pegando fogo, bicho’

O ‘Domingão do Faustão’ pode ser traduzido em uma fábrica de memes, e o apresentador protagonizou um momento inusitado e que é lembrado até hoje. Em 1994, a “grande invenção de Marcolino Pereira, o grande filósofo do Cascais” foi parar no palco do programa. O produto em questão era uma churrasqueira acesa por controle remoto, que acabou pegando fogo ao vivo. Claro que o fato pra lá de inusitado virou meme anos depois pela reação de Faustão:  ‘Tá pegando fogo, bicho’. Além dessa expressão, outras também ficarão marcadas no vocabulário do brasileiro, como ‘Erroooouuuu’, ‘Essa fera aí’ e ‘Oloco, Meu’.

O Macaco e a Vassoura

Em 1992, um macaco esteve no palco do Domingão e colocou a galera para correr. Nem o apresentador ficou de fora da confusão. Simplesmente inesquecível!

Crossover entre Gugu e Faustão

Em 2003, Faustão e Gugu fizeram história ao toparem um crossover entre os programas ‘Domingão do Faustão’ e ‘Domingo Legal’, da Globo e do SBT, respectivamente, que brigavam com unhas e dentes pela liderança no horário. Os fãs amaram a dobradinha: “Acho que o Brasil inteiro nunca imaginou um momento como esse. Eu e você juntos e ao vivo em pleno domingão”, disparou Gugu. Fausto acrescentou: “Ao contrário do que muita gente até gostaria, nós somos concorrentes, jamais fomos inimigos. Muito pelo contrário, é bom para mostrarmos para todo o Brasil que só a união e a solidariedade é que podem levar esse país ao caminho que ele merece”, disse o global com propriedade.

Sérgio Groisman

Em 2015, Fausto Silva pegou todos de surpresa ao revelar que Sérgio Groisman, de 64 anos, seria pai. O apresentador do ‘Altas Horas’, sempre muito discreto, ficou nitidamente envergonhado, mas confirmou a informação. O momento está disponível no Globoplay. Para assistir, clique aqui.

Faustão e Selena Gomez

Tudo começou com uma fanfic de Faustão e Selena que tomou proporções inesperadas em 2014. Na história, o apresentador e a cantora formavam um casal, uma brincadeira que domina a internet até hoje e é inesquecível. Até a Globo adotou essa dupla da ficção.