Vai ser agendada para o próximo fim de semana a primeira missa a ser celebrada na Notre-Dame desde o trágico incêndio que destruiu boa parte da catedral mais famosa de Paris, entre os dias 15 e 16 de abril últimos. O dia exato ainda não foi definido, mas será ou no sábado 15 ou no domingo 16, para marcar os 2 meses exatos das primeiras chamas ou da contenção total do fogo, respectivamente.
De acordo com o bispo Patrick Chauvet, responsável pela diocese que abrange toda a região central da capital da França, apenas um grupo de no máximo dez religiosos deverá participar da celebração. Já o local de reunião deles será uma das poucas capelas da Notre-Dame que escaparam da destruição total, localizada nos fundos da igreja.
Como Glamurama contou no começo do mês, a Notre-Dame deverá ser restaurada à imagem e semelhança do que foi até recentemente, ao contrário de receber um “olhar contemporâneo” como torcem alguns entusiastas do retrofit. O trabalho de reconstrução da catedral de 850 anos vai consumir mais de € 1 bilhão (R$ 4,4 bilhões), e a primeira fase da obra deverá ser finalizada antes das Olimpíadas de Paris, em 2024. (Por Anderson Antunes)
- Neste artigo:
- Catedral,
- dois meses,
- Fim de semana,
- incêndio,
- missa,
- Notre-Dame,
- Obras,
- Paris,
- primeira,
- Reforma,
- restauração,