Antes da première carioca de “Prova de Coragem”, essa terça-feira no cinema do Shopping Leblon, Mariana Ximenes recebeu o Glamurama em um restaurante ali do lado e, em um bate-papo exclusivo, falou sobre os dilemas de uma mulher na sua faixa etária: “A mulher de 30 é muito demandada”, “mal consigo tempo para me maquiar”… A atriz contou suas expectativas quando o assunto é gravidez: “Ainda não congelei meus óvulos, mas a gente tem que fazer, né?” Vem ler! (por Michelle Licory)
Glamurama: Por que fazer esse filme?
Mariana Ximenes: “É um filme que fala muito das questões de uma mulher de 30 anos: maturidade e maternidade. Relacionamento, carreira, como encaixa tudo isso na nossa vida hoje em dia? É superatribulado. A mulher de 30 é muito demandada”.
Glamurama: Você é essa mulher. Está nessa faixa etária, tem essa rotina… Se sente tendo que adiar a maternidade?
Mariana Ximenes: “Eu ainda nao tive que adiar, simplesmente não aconteceu o tempo certo. Hoje a maternidade foi um pouco prolongada, de limite pra mulher… A tecnologia está aí. Aumentou nosso limite de tempo”.
Glamurama: Você congelou seus óvulos?
Mariana Ximenes: “Ainda não congelei os óvulos, mas a gente tem que fazer, né? Ver o que vai fazer… No tempo certo, respeitar sempre o tempo das coisas. Assim que acredito”.
Glamurama: No longa, o marido da sua personagem [Armando Babaioff] a deixa sozinha numa gravidez de risco para se dedicar ao sonho de escalar uma montanha na América Austral. Dá pra desculpar um cara desse?
Mariana Ximenes: “Bom, a gravidez não foi programada? Às vezes acontecem acidentes, mas… Ela queria. Dá pra desculpar ele? Eu também me fiz essa pergunta. Penso que você tem que analisar as circunstâncias. Não é só julgar que ele abandonou ela porque queria escalar e ela estava grávida. Ela também tem as questões dela. Não consultou ele, também não se protegeu… Ela também queria tudo, continuar fazendo o projeto dela perigoso e violento, e ao mesmo tempo queria engravidar. Ela também tem sua parcela… Não de culpa, não chamaria assim, mas de responsabilidade talvez. Acho que a questão chave do filme é um casal em descompasso, com tempos e em momentos diferentes. Não sei se desculparia. Depende das circunstâncias. É para refletir… ”
Glamurama: Você aparece grávida no longa. Qual foi o truque?
Mariana Ximenes: “Bebi muita água e estufei. Juro por Deus, foi isso. Estufei e consegui”.
Glamurama: Você aprendeu a escalar durante as preparações para esse trabalho? Como foram os bastidores?
Mariana Ximenes: “Sou aventureira nata, adorei ter escalada na história. Escalamos o morro da Babilônia. Aprendi direitinho, sem incidentes. Não continuei praticando porque mal consigo tempo para me maquiar hoje em dia. Mas ter escalado com o Baba [apelido de Babaioff] criou uma intimidade muito boa entre a gente, como pessoas e como intérpretes. E ele ainda cozinhava toda noite no hotel durante as filmagens. Era maravilhoso. A gente começou a desenvolver uma união muito grande”.
Glamurama: O nome do filme é “Prova de Coragem”. Você é corajosa?
Mariana Ximenes: “Eu sou. A vida precisa que a gente seja corajoso. O medo não pode paralisar, ter que motivar a vencer”.
- Neste artigo:
- Armando Babaioff,
- gravidez,
- mariana ximenes,
- maternidade,
- prova de coragem,