Lançada pela banda californiana Toto em 1982, “Africa”, hit que virou clássico, finalmente chegou em sua casa, por assim dizer, graças a uma instalação que planeja tocar a música em loop no deserto da Namíbia por toda a eternidade. O artista alemão-namibiano Max Siedentopf montou uma instalação de som, batizada “Toto Forever”, em um local não revelado no deserto em questão, que tem cerca de 55 milhões de anos – o mais antigo do mundo e o “local perfeito” para o seu trabalho. “Espero que a música seja tocada pelo mesmo tempo”, diz Siedentopf.
Para alimentar toda a instalação, que consiste em cubos com seis alto-falantes conectados a um único i-Pod que contém apenas uma faixa – “África” – foram usadas baterias alimentadas por energia solar. Fenômeno da cultura pop desde seu lançamento, nos últimos anos reapareceu com força: a banda Weezer relançou o hit e uma amostra da música é destaque no filme “Aquaman”, tem um ‘bot’ dedicado a ela no Twitter, que reproduz o som em looping a cada duas horas desde 2016; e seu refrão, “Eu abençoo as chuvas na África”, é cantado em coro em festas e casamentos de todo o mundo.
“Mesmo que ‘Africa’, de Toto, tenha sido lançada nos anos 1980, ainda está muito presente e é frequentemente usada em memes. Até mesmo páginas inteiras do Reddit são dedicadas à canção”, disse Siedentopf, que mora em Londres. “Fiquei muito intrigado com essas informações e quis prestar uma homenagem materializando ‘África’ na África.”
O artista já avisou que não revelará a localização exata da instalação, acrescentando que é “como um tesouro que somente os fãs mais leais do grupo poderão encontrar”.
Dá o play no vídeo abaixo para entrar no clima: