Se você é apaixonada por bolsas é impossível não conhecer e não desejar a Birkin, modelo mais famoso da Hermès, e parece que todos os fashionistas e influenciadores concordam com essa afirmação. De acordo com um novo estudo realizado pelo Departamento de Bolsas da ‘OnBuy’, a Birkin é a bolsa mais popular do Instagram com mais de 5,9 milhões de postagens. Com 35 anos de história e considerada a bolsa mais cara do mundo – uma unidade rara foi leiloada em 2017 por R$1,23 milhão -, o acessório se tornou símbolo de elegância e sofisticação, além de possuir um estilo clássico e atemporal.
A Birkin, no entanto, tem uma história inusitada que começou em um voo de Paris para Londres em 1981, quando a atriz inglesa Jane Birkin derrubou tudo o que tinha dentro de sua bolsa de palha na frente de Jean-Louis Dumas, que na época era chefe-executivo da marca. Logo depois, Dumas questionou qual seria o estilo de bolsa perfeito, e ela respondeu que seria uma grande e ao mesmo tempo elegante. Foi aí que nasceu a ‘Birkin’.
Além desse modelo, o ranking das ‘bolsas mais instagramáveis’ tem no segundo lugar outra peça da Hermès: Kelly, que ganhou esse nome em homenagem a Grace Kelly e possui 5,45 milhões de postagens na rede. No terceiro lugar, está a bolsa Lady Dior com pouco mais de dois milhões de publicações.
A lista ainda conta com nomes de outras grandes marcas, como Gucci, Celine e Louis Vuitton, que possuem três bolsas cada na lista. A bolsa mais popular da Gucci é a Marmount, com mais de um milhão de publicações, seguida pela Boy, da Chanel; Trapeze, da Celine; Dionysus, da Gucci; Saddle, da Dior; Flap, da Chanel; e Antigona, da Givenchy. A relação deixa claro a importância dessas peças clássicas para o mundo da moda, que ultrapassam gerações. Qual a sua preferida?