Há exatamente quatro anos, em 18 de maio de 2012, o Facebook era lançado na bolsa de valores eletrônica Nasdaq. O IPO da rede social foi uma das grandes notícias econômicas daquele ano, e rendeu pelo menos US$ 7 bilhões ao seu fundador, sócio da Elevation Partners. A firma investiu US$ 90 milhões (R$ 318,9 milhões) no Facebook em 2009 quando comprou cerca de 0,9% do site, e viu a fatia saltar para US$ 900 milhões (R$ 3,2 bilhões) com a oferta pública de ações que resultou em uma capitalização de US$ 104 bilhões (R$ 368,5 milhões).
Depois de um início traumático no pregão, com uma queda brusca no valor da ação em apenas alguns meses, a companhia se recuperou e hoje ostenta números invejáveis: 1,65 bilhão de usuários ativos por mês, mais de 12 mil empregados, valor de mercado na casa dos US$ 337 bilhões (R$ 1,2 trilhão), faturamento anual de US$ 17,9 bilhões (R$ 63,4 bilhões) e lucro líquido de US$ 3,7 bilhões (R$ 13,1 bilhões).
Isso sem falar que Zuckerberg é atualmente o sexto homem mais rico do mundo, com fortuna de US$ 51 bilhões (R$ 180,7 bilhões), enquanto Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, é o quinto mais rico do Brasil, com patrimônio estimado em US$ 7 bilhões (R$ 24,8 bilhões). (Por Anderson Antunes)
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