Em 1968 mulheres saíam às ruas nos Estados Unidos em movimento que se tornou lendário. Para por um basta na exploração comercial, as ativistas aproveitaram o concurso “Miss América” daquele ano, visto como uma opressão, e colocaram no chão do evento sutiãs, sapatos de salto alto, maquiagens, espartilhos e outros objetos que simbolizavam a beleza feminina em protesto que recebeu o nome de “Queima de Sutiãs”. A “queima” propriamente dita nunca chegou a acontecer já que, por se tratar de um espaço privado, não foi autorizada.
50 anos depois e o sutiã volta à cena de destaque em um momento importante da luta feminina, mas com apelo fashion e como possível forma de dizer ao mundo: uso o que bem entendo e ai de quem se opor ou se aproveitar dessa sensualidade. O uso da roupa íntima como peça-chave do look já ganhou adeptas como Kendall Jenner e Bruna Marquezine, garotas que influenciam as massas – juntas tem mais de 100 milhões de seguidores no Instagram -, e vai além do grau de ousadia X caretice, já que segundo explicou ao Glamurama Patrícia Zuffa, stylist de Bruna e de outras dezenas de celebridades, para exibir o busto com uma lingerie “é preciso ter seios pequenos.”
Vale lembrar que a inserção da lingerie no guarda-roupa da mulher contemporânea começou em looks com transparências que os deixavam à mostra, até que passou para camisolas e baby dolls, esses que foram bem trabalhados pelas estilosas em diversos tipos de visuais: com salto para um look mais sofisticado ou com t-shirt por baixo para ser menos formal, por exemplo. O uso do sutiã como parte única de cima chega para desafiar o street style, estimulando glamurettes e sua sensualidade, mas com uma mensagem mais de poder que de fetiche, como aponta os sinais dos tempos. E a tendência tem surgido tanto à luz do dia com tons mais claros, quanto à noite onde a renda na cor preta é a escolha favorita. O próximo desafio, se a moda pegar e acabar tornando comum a figurina feminina de lingerie, será encontrar uma forma de surpreender o(a) parceiro(a) entre quatro paredes. Alguma sugestão, glamurettes?
- Neste artigo:
- Bruna Marquezine,
- Juliano e Zuel Ferreira,
- Kendall Jenner,
- Patricia Zuffa,
- tendencia,