Publicidade
Rick Riordan opina sobre filmes de 'Percy Jackson e os Olimpianos'
Os novos livros se integram ao crescente “Riordanverso”, que já conta com mais de 40 obras – Reprodução Instagram (@rickriordan)

Rick Riordan ainda revelou o que espera para o futuro

Atualmente, Rick Riordan está finalizando uma trilogia de livros e produzindo uma série de TV, ambos inspirados em “Percy Jackson e os Olimpianos”. A obra o catapultou ao sucesso no início dos anos 2000.

De acordo com a Folha de SP, a série no Disney+, chamada “Percy Jackson e os Olimpianos”, visa corrigir os erros das adaptações cinematográficas anteriores. Nos filmes lançados em 2010 e 2013, “Percy Jackson e o Ladrão de Raios” e “Percy Jackson e o Mar de Monstros”, Logan Lerman interpretou um Percy mais velho, diferente do que os fãs conheciam nos livros.

“Os filmes não capturaram o tom nem os personagens das obras, e isso é fundamental para mim como autor,” afirmou Riordan em entrevista à Folha. “A série de TV se aproxima muito mais dos livros. Isso me deixa feliz, e pelo que ouvi, também deixou os leitores satisfeitos”.

Adaptação

Para Riordan, uma boa adaptação preserva o DNA da história, mesmo diante das limitações de tempo e orçamento que ele enfrentou como produtor executivo e cocriador da série. “O maior desafio foi contar a mesma história com ferramentas diferentes,” pontuou. “Desde o início, eu sabia que a série não poderia ser uma cópia exata do livro. Mesmo que tentássemos, não funcionaria, pois são mídias diferentes”.

Além de garantir a essência do livro, o autor se preocupou em escalar atores que realmente “encarnassem as personalidades dos personagens”. Enquanto o Percy de Lerman gerou estranhamento, Walker Scobell, o protagonista da nova série, tem uma idade mais próxima à do personagem, que é de cerca de 12 a 13 anos.

A saga começou em 2005, com a história de um garoto que descobre ser filho de Poseidon e vai parar em um acampamento para semideuses, onde jovens como ele, frutos da união entre deuses e mortais, se reúnem em um mundo que se estende do Monte Olimpo à Terra.

Percy Jackson

Percy só entrou no ensino médio com o lançamento da trilogia mais recente, que já tem dois livros publicados pela Intrínseca: “O Cálice dos Deuses” e “A Fúria da Deusa Tríplice”. Nessa nova aventura, o herói enfrenta monstros mitológicos para completar a escola e se preparar para a universidade. “Percy está mais velho, mas mantém sua essência. Ele consegue pensar de forma mais madura agora e expressar melhor seus sentimentos, o que tem sido ótimo para escrever,” compartilhou Riordan.

Os novos livros se integram ao crescente “Riordanverso”, que já conta com mais de 40 obras sobre Percy Jackson e outros deuses e semideuses das mitologias grega, nórdica e egípcia.

Em uma entrevista de 2010, o autor afirmou que muitos autores falham em suas séries de livros por não saberem quando parar. Mais de uma década depois, ele defendeu seu trabalho. “Comparado à mitologia grega, que existe há milênios, Percy Jackson é apenas um piscar de olhos, mas me sinto honrado pela longevidade dos meus livros.”

Com tantos projetos em andamento, Rick Riordan não se preocupa em planejar o futuro. “A única certeza é que continuarei escrevendo o máximo que puder, porque amo o que faço. Enquanto eu estiver me divertindo e os leitores também, não vejo motivo para me aposentar.”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter