Demi Moore faz retorno triunfal como protagonista de um filme de terror que aborda questões feministas, depois de quase três décadas longe dos holofotes. A atriz foi um dos ícones do cinema dos anos 1990, com sucessos como “Ghost – Do outro lado da vida” e “Striptease”, antes de sua ausência durante os anos 2000 por motivos desconhecidos, mas acredita-se ser por saúde.
Em “The Substance“, a atriz ficou à disposição da cineasta Caroline Fargeat, que se destacou em 2018 com seu primeiro longa-metragem, “Revenge “, que também segue ideologias feministas. “Era o desafio ideal. Estou sempre buscando histórias que me tiram da minha zona de conforto”, afirmou a atriz, segundo o G1, que interpreta uma estrela no estilo de Jane Fonda.
A “substância” citada no título da obra, diz respeito a uma espécie de droga que faz com que a pessoa que a injete produza uma versão mais jovem e esbelta de si mesma. Essa composição é uma grande tentação para Elizabeth Sparkle, estrela do mercado fitness televisivo, demitida aos 50 anos que impressiona, à medida que vai envelhecendo artificialmente durante o longa.
Assim “nasce” Sue, seu avatar interpretado pela americana Margaret Qualley, que é tanto angelical quanto demoníaca. Paralelamente, ela enfrenta um produtor rude, interpretado por Dennis Quaid. A única condição para evitarem se prejudicar mutuamente é que ambas devem dividir seu tempo de maneira igual no mundo real, no entanto, Sue sempre deseja mais.
A primeira realização de Fargeat no universo audiovisual foi sobre estupro em “Revenge”, desta vez a cineasta e produtora decidiu focar no corpo feminino. “Nosso corpo nos define, gera desigualdades e violência, e também nossa própria parte. Somos quase obrigadas a odiá-lo de uma maneira ou outra e podemos nos tornar nosso primeiro instrumento de tortura”, explica a diretora à agência France Presse. Descrito pela imprensa como “hilário, desafiador e nauseante”, o novo filme recebeu 11 minutos de aplausos durante sua première de gala no prestigiado evento francês.
- Neste artigo:
- Demi Moore,
- Festival Cannes 2024,
- filme de terror,
- Palma de Ouro,