A atriz Gena Rowlands faleceu nesta quarta-feira (14), segundo o site americano “TMZ”. A artista de 94 anos sofria da doença de Alzheimer. Entretanto, a causa da morte ainda não foi divulgada.
De acordo com o G1, a atriz tinha quase 70 anos de carreira e duas indicações ao Oscar (“Uma Mulher sob Influência”, de 1974, e “Glória”, de 1980). Além disso, Rowlands também conquistou dois Emmys (“Face of a Stranger”, de 1991, e “The Betty Ford Story”, de 1987), um Globo de Ouro (“The Betty Ford Story”) e um Oscar honorário.
No ano de 2004, Gena Rowlands estrelou o filme “Diário de Uma Paixão”, feito por Nick Cassavetes, seu filho. No enredo, Rowlands atuou como a versão mais velha de Allie, personagem que tinha a condição de demência.
“Consegui que minha mãe interpretasse a Allie mais velha, e passamos muito tempo conversando sobre Alzheimer e querendo ser autênticos com isso, e agora, nos últimos cinco anos, ela teve Alzheimer”, revelou Cassavetes ao portal “Entertainment Weekly”, em junho deste ano, ao contar o diagnóstico de Alzheimer da mãe.
Anteriormente, o dramaturgo Tennessee Williams comparou Gena Rowlands a “uma obra de arte na qual você se coloca como se fossem pinturas em um museu”.
Virginia Cathryn Rowlands nasceu em Madison, nos Estados Unidos. A atriz começou sua carreira na década de 1950, ao entrar para a Academia Americana de Artes Dramáticas. Nessa época, ela estreou na Broadway, com o espetáculo “Middle of the Night”, e no cinema, em “O Amor também Subiu de Preço”.