Embora vivam em continentes diferentes, tenham histórias, hábitos e falem línguas diferentes, os brasileiros e os franceses possuem um ponto em comum: conseguem transformar algo por mais horrível que seja em uma coisa bonita. A afirmação vem da cantora francesa Zaz, que após seis anos longe do Brasil volta ao país para apresentação única em 14 de abril no Espaço Unimed, em São Paulo.
“Franceses e brasileiros transformam o dramático no belo”, diz Zaz em entrevista ao GLMRM. “As duas nacionalidades têm coisas em comum, que é a ordem de como sentimos e encaramos a vida. O francês é muito reivindicativo, vai às ruas, tem muita emoção e possui o sentimento de liberdade. Esse jeito livre de ser é o que nos conecta com os brasileiros”, pontua a cantora, e completa: “Além do que, os franceses também têm essa melancolia alegre chamada saudade, que é um sentimento sútil e profundo encontrado no Brasil”.
Alegria em rever os brasileiros
Considerada o maior nome da música francesa contemporânea, a artista de língua francesa que mais vende discos no mundo está em estado de êxtase em poder retornar ao Brasil e mostrar as músicas de seu mais recente álbum, Isa, lançado em 2021.
“Será um reencontro. Estou muito feliz porque sempre que anunciamos um show na América do Sul, ficamos apreensivos se vai vender ingressos ou não, e está quase esgotado. Então, sei que o público estará lá.”
O novo trabalho, Isa, cujo título vem do nome de nascimento da cantora, Isabelle Geffroy, foi uma grande travessia, segundo ela mesma define, pois foi feito durante a pandemia do coronavírus e a obrigou a se aprofundar em seus sentimentos.
“Eu passei da teoria à prática nas minhas questões de valores”, relembra Zaz. “Resolvi parar um pouco antes da pandemia porque eu estava na estrada há dez anos, me questionava quem era eu e tive uma baita crise de identidade. E, de repente, fomos obrigados a parar tudo. Isso também coincidiu que, um pouco antes do confinamento, conheci alguém e quis criar o meu cantinho, a minha família. Então, essa parada foi importante para a minha vida pessoal e profissional, pois dela nasceu o álbum”, explica.
Título de responsa
Carregando atualmente a responsabilidade de manter a França na música mundial, país no qual é, e já foi, muito bem representado por Édith Piaf, Serge Gainsbourg, Daft Punk, Carla Bruni, Phoenix, Air e muitos outros artistas de talentos únicos, Zaz se sente privilegiada em ter conquistado esse status.
“É um privilégio, porque sei que há tantos artistas franceses sonhando com isso. Eu represento a França, canto em francês e as pessoas cantam junto porque entendem os meus valores. Nós temos os mesmos valores. Há esse humanismo de ‘estar junto’, porque música é energia, é encontro e vai além da língua cantada.”
Zaz, que não abre mão de se expressar em francês, diz que não vê a hora de estar frente a frente com os fãs brasileiros, assistindo a todos se conectando com a sua música: “O brasileiro dança muito mais do que os franceses, vibra muito e tem uma linguagem corporal muito intensa. Eu fico impressionada em ver como a reação do público brasileiro é precisa, pois expressa intensidade e emoção pelo que estou cantando”.
Os ingressos para o show da Zaz em São Paulo podem ser adquiriros no site www.ticketsforfun.com.br e no ponto de venda localizado no Teatro Renault (Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista).
Zaz – São Paulo
Data: sexta-feira, 14 de abril de 2023
Local: Espaço Unimed – Rua Tagipuru, 795, Barra Funda, São Paulo
Abertura dos Portões: 20h
Horário do show: 22h
Ingressos: https://sales.ticketsforfun.com.br/#/event/zaz