Em 2020, Salvador teve uma média de 16,5 milhões de pessoas curtindo a folia, segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) informados na época. Logo depois, a pandemia de Covid-19 fez com que todos os tipos de aglomerações fossem proibidas. E esse período se estendeu mais do que o esperado fazendo com que os carnavais de 2021 e 2022 fossem cancelados no Brasil.
Para mostrar as consequências da falta do Carnaval, o BaianaSystem lançará no próximo dia 21 de fevereiro, às 9h, no canal da Amazon Music no Youtube, o curta documental “Carnaval do Invisível”. A obra de 22 minutos é inédita, e a trama parte do olhar do personagem “Invisível”, que é testemunha da história com seu olhar profundo e reflexivo.
O doc foi gravado nas ruas do centro antigo de Salvador, que é reduto da festa da cidade e um lugar de tensão social, e conta com depoimentos, imagens de arquivo e metáforas visuais. A música, que é o carro-chefe do Carnaval, também dá o tom de “Carnaval do Invisível”. A produção é da Máquina de Louco em parceria com a Janela do Mundo. Via @cine.ninja
- Neste artigo:
- baianasystem,
- carnaval de salvador,