Publicidade
Silêncio
Menina, 2018. Fotografia digital – Metacrilato. Divulgação

Artista visual e multimídia, Sonia Guggisberg trabalha em diversas frentes na arte contemporânea. Em sua nova mostra, em exibição no Centro Cultural MariAntonia, a suíça-brasileira apresenta sua pesquisa de mais de 6 anos sobre refúgio e trânsitos humanos. A exposição “Silêncio” traz fotografias em diferentes suportes, vídeos e registros sonoros captados durante suas viagens, uma imersão ao trabalho da artista.

Sua pesquisa começa em 2016, na Grécia e segue por Malta e Lampedusa, na Itália, locais onde se concentram o maior trânsito de pessoas em fuga rumo à Europa. “São pessoas sem passado e sem futuro, que vivem totalmente à margem, sem saber o que irá acontecer no próximo minuto”, conta Guggisberg, que já apresentou parte desta exposição como artista convidada, no Festival Internacional de Fotografia, Paraty em Foco e em Atenas, na Grécia.

Para ela, é um processo de testemunhar vidas anônimas, a partir da documentação do real, iluminar questões latentes, traduzir em imagens o transbordamento da realidade que não se fez palavra.

A mostra propõe uma análise sobre as identidades em trânsito que são obrigadas a se redesenhar a partir da mudança forçada de seus países. O projeto busca linguagens que interroguem a presença do silêncio a respeito do gigante deslocamento humano contemporâneo.

A exposição nasceu a partir de pesquisas realizadas pela artista sobre a invisibilidade e a despersonalização das pessoas em estado de refúgio. Guggisberg usa sons e imagens que emanam dos campos de refugiados de Atenas e da Ilha de Lampedusa, representando todos aqueles que partem ao redor do mundo em viagens incertas, em novas ondas migratórias. Mulheres, homens, crianças, jovens e idosos sem respostas sobre um futuro incerto. Futuro que a todos pertence.

Divulgação

Mostra “Silêncio”, de Sonia Guggisberg

Quando: de 21 de outubro de 2022 a 29 janeiro de 2023 |das 18h/21h
Onde: Centro MariAntonia da USP | R. Maria Antônia, 258/294 – Vila Buarque, São Paulo

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter