Não é qualquer mulher que pode se dar ao luxo de chegar aos 83 anos fazendo sucesso em Hollywood. Mas, Lily Tomlin – que completa a idade de ouro nessa quinta-feira (1) – chegou lá.
Na ativa desde o começo dos anos 1960, quando começou a se aventurar como comediante de stand-up no circuito “off-Broadway” de Nova York, Tomlin estreou na telona pelas mãos de Robert Altman em “Nashville”, de 1975, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante no ano seguinte. Daí para frente, a decana do showbiz nunca mais parou de trabalhar.
Com vários papéis icônicos no currículo, Tomlin viveu um dos melhores momentos de sua carreira em 1980, quando estrelou a comédia “Como Eliminar Seu Chefe” ao lado de Dolly Parton e Jane Fonda. E, foi em parceria com essa última que a veterana voltou a brilhar, em 2015, com a estreia da sitcom “Grace and Frankie”, um hit imediato na Netflix que a colocou no ápice hollywoodiano novamente como nos velhos tempos, com direito a indicações ao Emmy e tudo.
Na produção da gigante do streaming, que teve sua sétima e última temporada lançada em abril, Tomlin interpreta Frances “Frankie” Bergstein, uma professora de arte riponga que foi pensada especialmente para ela pela criadora da série, Marta Kauffman, a mesma por trás de “Friends”, outro grande sucesso da telinha que ficou no ar durante os anos 1990 e 2000.
Como GLMRM é fã de carteirinha das duas – Tomlin e Frankie, claro – a gente aproveita a deixa do aniversário da talentosa atriz para listar alguns dos motivos pelos quais a amamos na atração; confira:
Frankie não perde o amigo e muito menos a piada
Super relax, Frankie é daquele tipo de pessoa que raramente se envolve em brigas, mesmo quando precisa dividir o mesmo teto com alguém que, a princípio, não curte muito. Mas, quando eventualmente bate boca com alguém, ela sempre usa o bom humor para fazer valer suas posições e, na maioria das vezes, costuma ter razão.
Se estressar para que mesmo, hein?
Aliás, falando nesse lado mais relaxado de Frankie, ela também não se estressa por pouca coisa, mesmo quando se depara com o que para muitas pessoas poderia ser um problemão. Tipo, lidar com imprevistos de trânsito e ficar sem carro. Nesse caso, é só chamar um táxi e pronto, não é mesmo?
Comer sem culpa é com ela mesmo
Enquanto Grace (Jane Fonda) prefere afogar as mágoas com bebidas, Frankie (que, convenhamos, também não dispensa um bom drink de vez em quando) prefere as comidinhas. Se for junkie food, então, melhor ainda. E, olha que ela não faz isso só quando está triste, não. Basta surgir a vontade.
Ser convencional não está em sua cartilha
Frankie é desbocada, mas no melhor dos sentidos. Qualquer situação comum do dia a dia ao lado dela se torna um evento, porém, nem sempre pelos melhores motivos. Que o diga Grace, que já passou poucas e boas por causa das “pérolas” que a bff solta de vez em quando em lugares públicos, atraindo todos os olhares.
Não tem tempo ruim com ela
Com Frankie a vida é uma comédia 24h por dia. E, para comprovar, costumava gravar videozinhos diários para deixar registrado como estava se sentindo. “Acho que engordei meio quilo hoje”, disse certa vez em um. “Mas, deve ter sido meio quilo que ganhei de conhecimento”, concluiu. Tem como não amar?
- Neste artigo:
- Frankie,
- Grace and Frankie,
- Lily Tomlin,
- NETFLIX,