Publicidade
Burle Marx
Fazenda Vargem Grande. Foto: Acervo Instituto Burle Marx

O Centro Cultural Fiesp recebe a partir desta quarta-feira (19) a exposição “Paisagem Construída: São Paulo e Burle Marx”, com curadoria de Guilherme Wisnik, Helena Severo e Isabela Ono.

Dividida em três eixos principais, a mostra conta com acervo do Instituto Burle Marx e traz ênfase para projetos de ecologia urbana pensados por Roberto Burle Marx (1909-1994) e seus colaboradores em São Paulo, um diálogo entre seus projetos e arquitetos renomados, como Rino Levi e Paulo Mendes da Rocha, além de propostas inéditas, não executadas, para espaços públicos da cidade, como o Parque Trianon, o Parque Ibirapuera, o Vale do Anhangabaú e a Praça da Sé.

A mostra ressalta o ativismo ambiental e pioneirismo na defesa da preservação dos biomas sul-americanos com o pensamento de projetos sobre cidades verdes.

Anteprojeto Parque Ibirapuera, não executado. Foto: Acervo Instituto Burle Marx

As peças selecionadas para a exposição refletem a pluralidade do trabalho de sete décadas em desenhos, maquetes, plantas de projeto, croquis, fotografias e vídeos, ressaltando a contemporaneidade da narrativa de Burle Marx e do seu legado para se repensar a experiência de vida nas cidades e a construção de espaços públicos.

“A partir da contribuição do legado de Burle Marx e seus colaboradores, o Instituto Burle Marx trabalha esse conceito tão atual de construção coletiva. Para nós, o acervo é potente para inspirar e repensar a experiência de vida nas cidades e favorecer óticas plurais, afirmativas e colaborativas”, afirma a curadora Isabela Ono.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter